quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Resultado do sorteio de novembro

Este sorteio foi bastante atípico pela correria do fim do ano. Era para ter sido realizado no dia 30, mas pouca gente ainda estava participando e eu resolvi dar mais um tempinho. Também facilitei bastante na participação pelo facebook.

Os interessados responderam à enquete: Você quer ganhar um livro "Pai, estou te observando", de Carlos Ávila?
Opção mais votada: Sim, claro! Acho que mereço! - Marcella, Gustavo, Marinho e Leiliane
Segunda opção: Ah, vai que tenho sorte... - Evandro e Íria
Opções de empate: Será que esse livro é bom? Deixa eu ganhar um pra saber?! - Fernanda
                              Não, não e não... só quis clicarem alguma coisa mesmo... - André

E quem teve sorte foi a Marcella, uma moça linda e muito leitora!

Quem vai ganhar um desse também é meu vôzinho, o seu Marinho. Fiquei muito feliz por ele se envolver! E o Natal está chegando, né vô?!

Obrigada pela compreensão e participação!
Beijos...

Vamos participar do amigo secreto??? É muito bacana! Garanto! (basta me passar o e-mail)





terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dedicatórias

Recentemente comentamos nO clube do livro do Facebook sobre as surpresas que encontramos nos livros guardados, como bilhetinhos, comprovantes, fotos e muitas outras. Hoje, porém, gostaria de tornar público o meu apreço pelas dedicatórias. Gosto até mesmo das mais simples, pelo imenso carinho que carregam. Imagina o tamanho da homenagem! Um livro inteiro dedicado a alguém(s).

Comprei ontem um livro da minha área - Biologia da Conservação, de Richard Primack e Efraim Rodrigues. Gostei da capa e... da dedicatória, logo de cara:

"Dedico este livro aos amigos

Aos que se tornaram familiares,
Aos que nasceram familiares
e aos que conheci antes de ontem.

Dedico tanto aos que me deixam louco,
Quanto aos que enlouqueço.

Aos que me criticam em tudo,
E a um ou outro que atura
Minha 'chatura'

Aos amigos que correm,
Aos amigos que contemplam.

Aos que me consideram muito,
E aos muitos que, com razão, fazem pouco.


Aos que conhecem o que penso,
E aos que só conhecem o que faço.

Aos que passam o dia todo comigo,
e aos que estão todo o tempo em mim.

Este livro é a soma de todos vocês.
E se ele não é melhor,
É por falta de memória,
Mas não por falta de amigos."


Vocês param nas dedicatórias? E também escrevem as suas nos livros-presentes?

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Lembretes!

Então, gente! Novembro começou alegre e eu tenho 3 lembretes para todos nós, os envolvidos.


O primeiro deles é que O clube do livro combinou de lermos Orgulho e Preconceito, da Jane Austen, em maio!!!. O tempo foi passando e deixamos essa ideia de lado. Somente em partes, pois nesse tempo eu terminei de ler o livro e assisti ao filme Amor e Inocência, sobre a autora. Por isso, gostaria de sugerir um cine-envolvido, com pipoca e guloseimas, para o filme Orgulho e Preconceito. Estou com ele em casa, adiando sempre, porque faço questão de ter vocês comigo. Podemos marcar assim? Casa de alguém, cada um leva uma guloseima e todo mundo se envolve?


Lembrete 2: O Manu nos indicou o livro On the road, do Kerouac, e a Leiliane cobrou do clube, pelo Facebook, uma nova leitura e encontro. Sylvia e Keylla se interessaram. Sim, estou dando todos os nomes! Confesso que ainda não consegui chegar na metade dele, mas gostaria muitíssimo se pudéssemos marcar para daqui a alguns dias. Quem começou a ler? Vamos?

Por último e muitíssimo importante, não podemos nos esquecer de quão especial foi aquele amigo oculto de final de ano. Fiquei tão feliz e pensei em organizar outro. Acho bacana começarmos a nos comunicar pelo site, como fizemos antes. Podemos nos conhecer, secretamente, e escolher com o mesmo carinho os livros de cada amigo. Para que eu cadastre o grupo, vou precisar somente do e-mail de vocês. 

Era só isso tudo! 

Para os dois primeiros lembretes eu aceito um "talvez", para o amigo secreto, só aceito "sim, claro!", "com certeza, pode cadastrar meu e-mail". Certo?

Beijos.

Até breve!

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Você não é um número

Se você não tomar cuidado, o número vira contra você mesmo. A partir do momento em que você acorda, procure contar os passarinhos. Nem pense em enumerar todos os bons motivos para ficar na cama. Ao sair de casa, não esqueça sua identidade. Ela se multiplica e diversifica, ao considerarnos a quantidade de sorrisos, no seu dia, tendendo ao infinito.Não faça de seu título de eleitor um número imaginário. Seja político todos os dias. Não seja profissional nas suas relações. Contribua para a distribuição justa da alegria, para o bem comum na volumetria que te envolve. Faça um crediário com a felicidade e vá curtindo as prestações. Não atrase nenhuma delas. Construa amizades.

Ninguém é um número vazio.  Faça parte de um grupo de pessoas. A imortalidade existe na lembrança de alguém. Tenha aulas de matemática, música e dança. Faça peças. Aprenda física e procure conhecer o valor de viver integralmente.

Sempre que puder, distribua abraços. Seja beneficente nos seus gestos. Viaje. Voe. Seja uma pessoa de ações positivas. Seja o número inteiro e real de alguém. Dê apelidos. Demonstre que 1 + 1 não necessariamente será igual a 2. Não vá morrer sem antes extrapolar os limites!

Se você já é 10, continue sendo X, mesmo entre os romanos. Só não perca a base da progressão aritmética de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9..., que te fez 10 e mais. Faz bem para a saúde e diminui a nossa culpa.

E Deus não é número.

Texto elaborado em homenagem aos acontecimentos da Lua cheia e "imitado" de um texto de Clarice Lispector. É claro que o meu parece mais um trecho de auto-ajuda. Leiam o de Clarice (aqui), que é bem melhor.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rápidas no Gatilho!

Pessoal,

Acho justo sortear o livro entre as duas envolvidas mais rápidas do pedaço: Dani e Moema. Vocês concordam comigo?

Mais do que isso! Como elas quiseram muito o livro lançado pela Editora Arraes, mandei um e-mail para o Plácido com um pedido especial: seria possível que as duas ganhassem? Sim, eu faço tudo por vocês! =D

E não é que o pessoal da livraria também?!

Pois é! Além dos dois livros-presentes para a Dani e para a Moema, nós teremos mais um exemplar, a ser sorteado no dia 30 de novembro! Portanto, as regras do sorteio de outubro ficarão vigentes até o mês que vem. Dá tempo e sobra! Peço, por favor, a ajuda de vocês para divulgação. Também sei que o pessoal gosta muito quando aparecemos lá na loja. #fica a dica!

Parabéns, meninas!
Boa sorte aos que ainda querem ganhar!
Beijos.

p.s.: Sei que é chato repetir, mas, por favor, aqueles que se interessam em participar dos sorteios precisam ao menos ler o post e seguir as regras. Não é nada muito complicado, estou aqui para tirar as dúvidas e ajudar no que for preciso. Só não posso incluir nomes no sorteio de quem participa somente no Facebook. Envolvam-se por aqui também!


quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Sorteio-convite


Pessoal, nossa grande parceira está crescendo e agora nos convida, juntamente com o autor Carlos Ávila, para o lançamento de mais um livro da Editora Arraes, Pai, estou te observando. O evento será hoje, dia 25/10, às 19:30h, na Leitura do BH Shopping.

Este será o livro de nosso sorteio de outubro! (Assistam ao vídeo de divulgação no fim deste post). Como eu não sei se todos os envolvidos já foram até a livraria e  conhecem a equipe maravilhosa que eles têm, sugiro que cada um escreva um recadinho para eles, para participar do sorteio. Também pode ser uma mensagem para o pessoal da Editora Arraes continuar com bons lançamentos.


Sou muito grata a todos da livraria e também da editora, pelo carinho, disponibilidade, paciência e atenção! Parabéns pela trajetória. Continuem fazendo parte do nosso envolvimento! Obrigada!

Apesar de estar quase na hora, pretendo fazer o sorteio hoje mesmo! Será que vocês chegam a tempo?


Recadinho extra pro meu pai: Pai, estou te observando! Você está me ouvindo?

Boa sorte a todos!

domingo, 14 de outubro de 2012

Campanha do cobertor de orelha n° 3

Em dias frios, nada como um (ou dois) pé(s) de meia em nossa vida!

Porque um bom pé de meia...
Alivia a mente,
Alimenta o corpo
Aquece a vida...


Gosto muito desta campanha e estava quase perdendo a chance de publicá-la este ano. Por isso, gostaria de propor um "extra" para os envolvidos, pois fiz esta foto com o meu momento e entendimento do "pé de meia". Será que vocês topam fazer também uma composição fotográfica sobre o conceito "pé de meia" de vocês? Aceito receber as imagens por e-mail, no priplimplim@gmail.com, e prometo colocar todas aqui em um post exclusivo, caso isso realmente dê certo!

Envolvam-se!
As outras campanhas estão aqui e aqui.

Beijos.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Porque o mundo não se acabou!


Amores, confesso para vocês que o dia hoje começou bem mal e aquele "papinho" de que todos os momentos serão os melhores quase se foi, jogado no ralo. Aí eu percebi que nem tudo precisa ser perfeito. Basta que o lado bom seja algo de que eu realmente goste. De manhã eu gosto primeiro das plantas e dos cachorros. Das maritacas barulhentas também. Em seguida, eu não gosto de me perder por falta de informação. No entanto, me jogo em lamentações matinais com o namorado. Falo bobagens sérias, enquanto preparo o almoço. Mais bichos e plantas! E o dentista pinta meus dentes de verde. Dói. O trânsito fica desgovernado, com campanhas políticas em todo o caminho. A prova que precisava estar pronta, ficou. Gostei do resultado. Pronto! Já posso dormir com um sorriso em mim.

A sorteada do mês foi:

Ela passou a manhã me dizendo que os comentários dela desapareciam sem deixar provas. Tudo se resolveu e acho que ela ficará bem satisfeita. Certo, Moema?

Dia danado, dia dançado, dia suado...
Dia vivido, vivo e tecido!

Até o próximo dia 30!
Obrigada pela participação!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Meu amor, me diz o que você faria?!


Quando a gente menos espera, vem alguém e diz aquilo que você precisava ouvir. Não o que você queria, mas o que você realmente precisava. Foi assim que eu parei para refletir sobre algumas atitudes minhas e sobre a minha vida. Então eu quis passar a pergunta adiante:

Para participar do sorteio de setembro, que será realizado (excepcionalmente) no dia 03 de outubro, basta responder aqui nos comentários dos envolvidos:

* Você está satisfeito com o seu momento presente? O que seria diferente se só te restasse esse dia? *

A minha resposta passou a ser curtir o tempo corrido que tenho, me dedicando exclusivamente  a cada uma das minhas escolhas diárias. Todas elas serão os meus melhores momentos. E vocês, o que vocês fariam?

O livro a ser sorteado será Bartleby e companhia, de Enrique Vila-Matas. Em Bartleby e companhia, Vila-Matas conta a história de um escritor que, para quebrar a abstinência de 25 anos sem escrever, resolve fazer um diário com casos de silêncio na literatura. Tira licença do trabalho e se isola no seu apartamento para se dedicar ao que ele chama de notas de rodapé de um texto invisível.

Vila-Matas faz de Bartleby e companhia quase uma enciclopédia sobre a literatura do silêncio. Vai além das biografias, usa frases tiradas de livros, cartas e entrevistas, relembra obras e personagens do não. Um dos mais geniais é o Paranóico Pérez (criado por Antonio de la Mota Ruiz), que sempre que tem idéias para um romance, logo as vê publicadas no novo livro de Saramago.
Assim, ele reúne uma série de curiosidades em torno de escritores que foram acometidos pelo mal de Bartleby, este um misterioso personagem de Hermann Melville que de repente torna-se apático e passa dias inteiros sem fazer nada. Uma obra híbrida, que costura histórias reais com ficção. Um ensaio acadêmico romanceado do silêncio, onde o narrador não se limita a citar as curiosidades do mal, mas a analisar o sentimento de vazio da humanidade e suas conseqüências para a literatura.
(informações retiradas daqui e escritas por Thiago Corrêa)
Perdoem, ou não, o meu silêncio temporário aqui no blog. Eu volto!
Boa sorte a todos!

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

O que eu quero?

As pessoas são essencialmente ruins e egoístas. Eu também sou! Sofro muito com isso, mas tenho aprendido muito a controlar o meu lado ruim, em sala de aula, como professora. Percebo também que a primavera e o meu retorno ao jardim (plantando e cuidando) fortalecem o que eu tenho de bom. E como preciso dessa ajudinha! Porque quando me bate a espontaneidade, sai algo "tipassim":


quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Onde estou?

Estou em um projeto da UFMG, que possibilita a jovens e adultos o retorno à escola e a conclusão do Ensino Fundamental 1 e 2 e também do Ensino Médio. O projeto é realizado por professores orientadores, efetivos da UFMG, e por alunos da graduação (licenciatura). Não é a toa que o PROEF-2 foi caracterizado como espaço destinado à formação docente: lá posso (uso a primeira pessoa, mas sei que muitos colegas vão concordar comigo) experimentar qualquer ideia maluca da minha cabeça para ensinar modelos atômicos, por exemplo, desde que eu mantenha o respeito para com os alunos e a coerência com os conteúdos. Além disso, caso eu me sinta desesperada por não saber o que fazer ou que rumo tomar, tenho suporte total de profissionais extremamente competentes.


Paulo Freire
Por causa disso, nas minhas leituras, agora incluo (e indico) Paulo Freire e também Humberto Maturana. O meu conhecimento sobre as obras deles ainda está bebê, mas já nasceu apaixonado, porque reforça todo o sonho que vivo no Centro Pedagógico da UFMG, na educação. Ontem teria sido o aniversário de 91 anos de Paulo Freire (1921-1997), educador brasileiro internacionalmente conhecido por defender a  educação como um meio de os desfavorecidos romperem a "cultura do silêncio" e transformar a realidade, como "sujeitos da própria história". Já Humberto Maturana é natural de Santiago do Chile e autor da teoria da "Biologia do Conhecer" e escreve "aos que acreditam na necessidade e na possibilidade de se construir alternativas políticas e sociais, e se buscar relações pessoais centradas no respeito mútuo", como afirma Cristina Magro.

Humberto Maturana
Somente depois de me envolver mais com a licenciatura e com o PROEF-2 é que fui entender quem são os sujeitos invisíveis na sociedade: é gente trabalhadora, honesta e, geralmente, muito alegre, que passa por nós  e até convive conosco sem que seja "vista". Para todos eles, estar na escola é um grande desafio, por falta de tempo e recursos, mas é também uma grande realização. Passar por esse projeto significa a formação pessoal, essencialmente, do cidadão. Diariamente, estamos trabalhando juntos na escola para assegurar que sejamos notados. Não quer dizer que queremos aparecer, só estamos juntos para tirar as viseiras, nossas e dos eventuais envolvidos que cruzarem nosso caminho.


quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Do que as mulheres gostam

Mais um livro saindo quentinho da nossa livraria querida, direto para as mãos do sortudo entre as mulheres:


Lembro de uma fala dele (por favor, me corrija se eu estiver enganada) sobre como ele gostava de ler livros "femininos". Não sei se seria como o caso do Mel Gibson no filme ou se ele simplesmente lê por curiosidade e gosto mesmo. Acho que ele explicaria melhor isso... ^^

Para quem não participou e não ganhou, fica a dica do vídeo de divulgação:

 
Até o próximo dia 30!

sábado, 25 de agosto de 2012

Ajudinha!

Posso até demorar para escrever, mas o sorteio acontece todo mês. Sem falta!

O livro deste mês foi uma indicação da Leiliane, ultimamente mais envolvida do que eu. O título é Cinquenta tons de cinza e a autora é Erika Leonard James. Este é o primeiro volume de uma trilogia erótica que se tornou o maior fenômeno editorial do século 21.

Quando Anastasia Steele entrevista o jovem empresário Christian Grey, descobre nele um homem atraente, brilhante e profundamente dominador. Ingênua e inocente, Ana se surpreende ao perceber que, a despeito da enigmática reserva de Grey, está desesperadamente atraída por ele. Incapaz de resistir à beleza discreta, à timidez e ao espírito independente de Ana, Grey admite que também a deseja - mas em seus próprios termos. Chocada e ao mesmo tempo seduzida pelas estranhas preferências de Grey, Ana hesita. Por trás da fachada de sucesso - os negócios multinacionais, a vasta fortuna, a amada família -, Grey é um homem atormentado por demônios do passado e consumido pela necessidade de controle. Quando eles embarcam num apaixonado e sensual caso de amor, Ana não só descobre mais sobre seus próprios desejos, como também sobre os segredos obscuros que Grey tenta manter escondidos.

Como estamos no mês do meu aniversário, a participação neste sorteio vai ser um presente pra mim. Afinal, vocês não se esqueceram que sou filha única, neta mais velha e leonina, né?! Nem eu! Então vamos fazer assim:

Para concorrer ao Cinquenta tons de cinza, basta sugerir novas propostas para o sorteio. Uma dessas ideias malucas que eu fico pedindo para vocês, sabem?! Das condições para concorrer, além de se envolver! Ainda tenho algumas na manga, mas está ficando bem difícil inventar outras. E confio na criatividade dos meus envolvidos! 

Com as sugestões de vocês pode ser até que fique mais gostoso participar!

Boa sorte a todos!
E o resultado sai no dia 30!

Cá estou!

Olá, envolvidos!

É com grande pesar que assumo a minha ausência no blog. Continuei lendo, mas me perdi lendo muito e nada. Ganhei livros fantásticos e comprei alguns também, desde a Bienal. Já aconteceu com vocês de ler trechos de todos e se perder nas personagens, nas histórias e até mesmo nas páginas? Pois eu confesso que me perdi. Também aproveito para dizer que fiquei um tanto desanimada de não conseguir marcar um encontro nosso de leitura. O pior é que não sei o que fazer!

Vi, no blog da Adorável Psicótica, que 

"Falar sobre como não tem absolutamente nada de errado me acontecendo ou como pela primeira vez na vida eu estou em uma relação saudável não me parece um bom atrativo para os leitores. Mas a verdade é que eu não tinha nada para lamentar ou protestar. Nem sequer indagar. E sem indagações, eu não fico reflexiva. E sem reflexões, não sai texto."

Ou poderia dizer que o tempo parece correr na minha frente e, por isso, não tenho conseguido tranquilidade e folga para me envolver.


E, né?! Sem concluir um livro há meses, fica impossível fechar uma boa ideia sobre qualquer coisa.
Estou voltando para um livro de cada vez e pretendo voltar a escrever sobre o que leio. Vou me dedicar novamente na organização de nossos encontros e conto com o envolvimento de vocês!

Um abraço saudoso,

Pri

terça-feira, 31 de julho de 2012

Pra onde a sorte nos levar...

Sorteio de férias fica com o ibope baixinho, baixinho. É bom pra quem participa, né?! Porque as chances são maiores. =D

Muitíssimo obrigada pelo envolvimento de vocês! Continuem participando!
Já eu, vou com vocês para todos os destinos sugeridos! E também outros tantos que pudermos!

A nossa sortuda da vez foi a Cris, superenvolvida com a leitura e doida pra ir pro campo. Garanto que sem visita ela não fica...


Beijo a todos!
Até o próximo dia 30!

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Coma comida!

Todo mundo sabe o quanto é difícil alimentar-se bem diante da falta de tempo e da praticidade que alguns produtos nos oferecem. Eu fiquei um tempão longe das minhas receitinhas e textos culinários aqui no blog um pouco por causa do tempo e um pouco por não estar "equilibrada" o bastante para manter a boa alimentação. Sim, digo equilibrada porque acredito que quanto mais consigo me alimentar bem mais animada, consciente, tranquila e feliz eu estou.

Encontrei um livro por acaso na Bienal, com um título muito sedutor, Em defesa da comida: um manifesto, de Michael Pollan (mesmo autor de O dilema do onívoro). Confesso que estou lendo em pequenas doses e me prontificando a voltar para minha dietinha cada dia mais. Ajuda muito quando o namorado gosta de salada e, principalmente, das minhas comidinhas especiais.

Bom, segundo as recomendações do manifesto:
1. Não coma nada que sua avó não reconheceria como comida.
2. Evite comidas contendo ingredientes cujos nomes você não possa pronunciar.
3. Não coma nada que não possa um dia apodrecer.
4. Evite produtos alimentícios que aleguem vantagens para sua saúde.
5. Dispense os corredores centrais dos supermercados e prefira comprar nas prateleiras periféricas.
6. Melhor ainda: compre comida em outros lugares como feiras livres ou mercadinhos hortifrútis.
7. Pague mais, coma menos.
8. Coma uma variedade maior de alimentos.
9. Prefira produtos provenientes de animais que pastam.
10. Cozinhe e, se puder, plante alguns itens do seu cardápio.
11. Prepare suas refeições e coma apenas à mesa.
12. Coma com ponderação, acompanhado, quando possível, e sempre com prazer.

Aí eu achei esta brincadeira muito divertida aqui óh:
http://educarparacrescer.abril.com.br/feirainfantil/?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&utm_content=amigos
E cito mais um trechinho do Michael Pollan, pra terminar:
"É melhor para você comer alimentos frescos e integrais do que industrializados. É isso o que quero dizer com a recomendação 'coma comida', o que não é tão simples quanto parece. Pois, enquanto antigamente só se podia comer comida, hoje há milhares de outras substâncias comestíveis com aparência de comida no supermercado. Esses novos produtos da ciência da alimentação vêm, muitas vezes, em embalagens cobertas de alegações quanto aos benefícios que trazem para a saúde, o que me leva a outro conselho um tanto incoerente: quem se preocupa com a saúde provavelmente deveria evitar produtos que fazem alegações quanto a benefícios para a saúde. Por quê? Porque uma alegação desse tipo num produto alimentício é forte indicação de que não se trata de fato de comida, e comida é o que você deseja comer."

Bon appetit!

Nossas cidades de desejo

Nada como as férias para que possamos viajar... e tem lugares que gostamos mais de ver, de passar ou de ficar, né?!

O livro do sorteio deste mês retrata de maneira maravilhosa a sociedade chinesa dos anos 90 e o início da abertura capitalista que elevarão a China como maior potência mundial. "A escritora Diane Wei Liang consegue transpor nossa imaginação para junto dos personagens do livro, coexistindo e experimentando das cenas cotidianas a agonia de viver sob um regime que busca controlar todos passos da população. Acredito inclusive que o romance poderia servir como excelente propaganda turística para o governo chinês caso não apresentasse também severas críticas ao regime e as fundações da atual sociedade chinesa."


No romance O olho de JadeMei Wang é a primeira mulher a se tornar detetive particular em Pequim. Um dia, um amigo da família pede que ela encontre um valioso jade da dinastia Han, roubado de um museu durante os anos da Revolução Cultural. Mei, então, submerge numa parte sombria e brutal da história da China.


A autora nasceu em Beijing, passou boa parte da infância num campo de trabalhos forçados no interior do país e saiu da China para viver nos Estados Unidos e depois na Inglaterra após participar do “Movimento Estudantil pela Democracia” na década de 80.


Para ganhar este livro, basta responder aqui no blog "qual(is) a(s) sua(s) cidade(s) de desejo?". Eu, ultimamamente, tenho desejado mais a estrada - de ônibus ou de carro - do que uma determinada cidade. Gosto muito de onde moro (Belo Horizonte - MG), de Vitória (ES) e gostei muito de conhecer o Rio de Janeiro (RJ). Minha vontade é conhecer o Brasilzão inteiro de mochila nas costas (alguém me acompanha?).
Para quem é de Belo Horizonte, recomendo este trabalho do Daniel Escobar com guias da cidade. Confiram no site!
Boa sorte a todos!
Não se esqueçam de que o sorteio é feito no dia 30 de todo mês!
Beijo.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Listinhas

Estou vendo minhas amigas alcançando seus objetivos com suas listinhas e vou seguir o exemplo.

Comecei a participar de vários sorteios que oferecem coisinhas pra casa. Ainda não sei quando vou precisar de um chá de casa nova, mas ganhar presentinhos pode ser um bom incentivo.

Podem concorrer comigo, tá?! Nada mais justo do que a sorte! =D


domingo, 1 de julho de 2012

O Físico!

Gostaria de agradecer a  todos os recadinhos envolventes do sorteio. Vocês me incentivam a continuar lendo e me envolvendo, mesmo que seja um projeto "louco" como disse o André.

Coincidência ou não, quem ganhou O Físico foi um físico! É! O André se envolve às vezes com o blog e citou um livro superbacana que é o Elogio da Loucura, do Erasmo de Rotterdam. Ele diz que minhas 30 páginas são uma loucura, mas louco mesmo é quem faz Física até o doutorado!


Obrigada mais uma vez pela participação! Continuem se envolvendo, porque dia 30 de julho tem mais sorteio!

Beijos...

segunda-feira, 25 de junho de 2012

O tempo passa!

E já se foi um ano de sorteio...
Para quem não lembra, ou para quem chegou depois, a ideia da parceria com uma livraria surgiu de sugestões dos leitores para o Envolva-se. Na mesma época, recebi elogios, críticas, dicas de livros e sites, além de umas visitinhas extras com a grande divulgação do meu pai.
Se for para contabilizar tudo outra vez, teremos 731 dias de 30 páginas. Isso corresponde a 21.930 páginas de leitura. Continuo atrasada e um tanto irritada com este comportamento compulsivo de contar, contar e contar. Coincidentemente, a lista de livros também parou no mesmo período, de novo!
- Foram 13.750 páginas efetivamente lidas;
- 47 livros - 3 deles para os encontros do Clube do Livro;
- 193 postagens;
- Tivemos a colaboração ilustre de Sofia Cupertino;
- E a participação da Leiliane pelo perfil d'Os Envolvidos;
- 512 comentários;
- Números recordes de visitas!
Vejo com orgulho estes resultados, um pouco melhores que os anteriores...
Como no ano passado, refaço o pedido de aniversário. Para participar do sorteio, portanto, basta deixar a sua dica, sugestão, recadinho, clicando aqui embaixo no link "envolvidos". Vale dica de livro, de assuntos para discussão, de novas formas de reunir o Clube, de novos aplicativos pro blog...
Eu vou tirar férias de 6 meses das 30 páginas, para poder colocar as que estão no débito em dia. Também preciso retomar o gás do Clube e agendar outros cafézinhos na D'Plácido. As férias são boas contribuintes de novidades!
Para vocês, o livro deste mês será O físico, de Noah Gordon, que conta o drama de um homem dotado do poder quase místico de curar, que tem a obsessão de vencer a morte e a doença, desde o obscurantismo e a brutalidade do século XI na Inglaterra ao esplendor e sensualidade da Pérsia, detalhando a idade de ouro da civilização árabe e judaica. Muito muito bom!
Lembrem-se de que o sorteio acontece no dia 30!
Boa sorte!

quinta-feira, 21 de junho de 2012

De pai pra filha


Fui visitar o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, com meus alunos. Gostei de muita coisa e tentei fotografar tudo o que pude. Contudo, por mais que eu tente contar aqui tudo que vi, nada substitui a experiência em si. Por isso, deixo a dica (e o convite!) pra quem ainda não conhece.

Uma instalação me encantou, em especial: a Praça da Língua - uma espécie de "planetário da Língua", composto por imagens projetadas e áudio. Uma antologia da literatura criada em Língua Portuguesa, com curadoria de José Miguel Wisnik e Arthut Nestrovski.


Um dos trechos que ouvi e vi veio direto das Memórias de Emília, de Monteiro Lobato. Preciso ler algum livro dele e pretendo pegar, em breve, "O Quixote das crianças" lá na Biblioteca Pública. A ideia central é tanto da boneca quanto do meu pai. Apesar de repetitivas, as brincadeiras do meu pai podem ser bem filosóficas.


O Eterno Pisca-pisca


... a vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a
piscar. Quem pára de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos - 
viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda.
Até que dorme e não acorda mais.

A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso.

Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia.

pisca e mama;

pisca e anda;

pisca e brinca;

pisca e estuda;

pisca e ama;

pisca e cria filhos;

pisca e geme os reumatismos;

por fim, pisca pela última vez e morre.

- E depois que morre - perguntou o Visconde.

- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Dia dos Namorados!

Depois de tanto pedir aos santos juninos, dou garantia de que Santo Antônio virado é que acerta o alvo! Ainda que seja por linhas meio tortas...


E não faz muito tempo que o milagre se fez, sutil e louco como nunca antes se viu... 


Desta vez, o Santo me ensinou que o amor começa devagarinho, tijolo por tijolo, se construindo. Primeiro brincadeira, afinidade e amizade. Por um instante apenas,  houve torcida para que não fosse bom, porque não podia! Mas, se tudo que não pode é mais gostoso, com a gente não foi diferente. Teve desejo de estarmos juntos e teve paixão. Algumas dúvidas, alguns receios depois, pude(mos) ver a transformação. O sentimento foi se solidificando em amor, confiança. paciência, disposição, carinho e criatividade. Seguimos desenhando nossos dias e fazendo arte (oriental). Estamos aprendendo que juntos somos melhores e que não se sonha só dormindo. Ah! Enquanto eu durmo, ele vigia o meu sono e compõe meus sonhos.


"Só se pode viver perto de outro, e conhecer outra pessoa, sem perigo de ódio, se a gente tem amor. Qualquer  amor já é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura".
Guimarães Rosa

# Pro dia dos namorados, estou mesmo atrasada. Mas não muito, porque dia 20 também é um dia de nós dois!

segunda-feira, 11 de junho de 2012

A passo de tartaruga

Às vezes eu assumo a minha lerdeza e deixo a vida me levar por um tempo...

O aniversário do blog, por exemplo, ainda não comemorei. Na verdade, nem sei se posso comemorar tanta página em débito e tantos posts que eu deixei de fazer "por falta de tempo". Ao mesmo tempo, novos envolvidos apareceram, o Clube do Livro está engatinhando, tivemos novas colaboradoras e muitas caras diferentes.

Bom... nesse ritmo, eu queria falar sobre o Dia do Meio Ambiente no dia dele (dia 5), mas só consegui hoje, no Dia dos Namorados. Paciência! Uma coisa de cada vez!


Alguém, por acaso, viu ou ouviu a campanha da Olimpíada de Língua Portuguesa deste ano? Eu gostei muito e inscreveria meus 6 filhos sem pestanejar! Pegaria no pé da professora de cada um deles... #fica a dica!



O que eu realmente pretendia não era falar do meio ambiente, mas da potencialidade que o nosso país querido tem de fazer campanhas muito melhores do que a do "Brasil sem Miséria". Né?!



Tem gente mesmo que diz que educação ambiental vai muito além de não maltratar os bichinhos mágicos da floresta... e coisa e tal... Boto fé! É isso aí!


Brasil: país rico é país com Língua Portuguesa!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Olha a chuva!

Foi uma pena a chuva toda que caiu e interditou a Bienal do Livro... Tínhamos marcado de ver o Amyr Klink e aproveitar as cortesias sorteadas pelo Facebook. Quem é que iria prever uma chuva daquelas?

Por outro lado, o Envolva-se presenteia mais um leitor, em dia de aniversário de 2 anos do blog! Quem teve sorte desta vez foi a Poly (de novo)!

Tivemos poucos participantes em maio. Foi por causa do livro, gente?


Estávamos marcando um brunch d'O Clube do Livro, no Parque das Mangabeiras. Aproveito para convidar todo mundo para comemorar os dois anos de 30 páginas! Vamos?

# Para mais notícias, mandem e-mail ou sinal de fumaça (no espaço Sugestões & Recadinhos)!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Outro deste, só daqui a dois anos...

Uma vez que o momento é de Bienal do Livro de Minas, o sorteio de maio pergunta:

Você já foi / pretende ir ao Expominas?
Se SIM, o que você achou?
Se NÃO, por quê?

De acordo com o Jornal da Guarani (FM), cerca de 60.000 pessoas já passaram pelo Expominas! Podemos lamentar menos o baixo índice brasileiro de leitura e comemorar o sucesso do evento.

Será, contudo, que o evento garante a qualidade e o conteúdo comercializado?

O mercado editorial experimenta nos últimos tempos um fenômeno já bastante conhecido da indústria fonográfica. A produção de sucessos efêmeros, provocados mais por ações de marketing do que pelos processos seletivos e qualitativos da arte, tem viciado o comportamento dos grandes grupos editoriais, que já não se contentam mais em promover best-sellers - livros que tradicionalmente alcançavam a casa das dezenas e, em casos excepcionais, das centenas de milhares de exemplares comercializados. Eles hoje almejam os chamados mega-sellers - publicações elevadas ao patamar das tiragens milionárias, como, por exemplo, o livro Ágape, do padre Marcelo Rossi, principal atração daquele 7 de setembro na Bienal, cuja editora comemora mais de 6 milhões de cópias vendidas.

Toda Palavra - Reflexões sobre a Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Júlio (integrante ex desconhecido do clube), Leiliane e eu


Estive lá na tarde de domingo e encontrei a Leiliane com o Júlio (coleguinha dela), a Luiza (não a que estava no Canadá!) com a mãe, a Heben com o sobrinho (apareceram no Bom Dia Minas) e mais duas vizinhas! Insisti tanto para que todos levassem os coleguinhas, mas acabei indo sozinha... Ainda tenho chance!

 Assistimos ao Café Literário com a Márcia Tiburi e tivemos vontade de mudar nosso Clube de Leitura "da Jane Austen" para "da Márcia Tiburi". Ela é fantástica! Vimos também o Milton Gonçalves, no Livro Encenado. Emocionante! Não percam a oportunidade de acompanhar estes momentos! Eles servem até como um bom calmante dos gastos no cartão! =D


Ah! O livro será o 1808, do Laurentino Gomes, discutido no mês passado. Se eu (alguém?) achar o 1822 baratinho na Bienal, faço sorteio dele também.


Boa sorte!
Beijos.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Proposta (in)decente

O Ministério da Cultura e o BNDES realizam a Bienal do Livro de Minas, do dia 18 ao dia 27 de maio, no Expominas, em Belo Horizonte. Em sua terceira edição, a Bienal pretende incentivar o hábito de leitura, com "muitas histórias pra contar".


Quanto mais eu vejo a programação no site, mais vontade eu tenho de ir. Em todos os dias! 

E tenho duas propostas para os envolvidos:
1. Irmos todos juntos e trocarmos livros?
2. Levarmos no mínimo um acompanhante cada, numa campanha de "envolvidos em massa"?

Vou colocar a enquete no Facebook, mas aceito sugestões por aqui também.
Só não temos muito tempo. Os ingressos já estão sendo vendidos!

Sobre letras e Músicas !

No mês passado consegui ler cinco livros no total, ando envolvida nas leituras, mas decidi escrever sobre um deles, embora descompromissado ele mexeu comigo de uma maneira especial, "Amor em Minúscula do espanhol Francesc Miralles", esse é o segundo livro dele que eu leio, o primeiro eu comprei por acaso, no aeroporto de Brasília e chama-se "Queria que você estivesse aqui" e sim, eu comprei o livro pelo título! Mas foi um bom acaso!


Mas voltando ao "Amor em Minúsculas", o livro conta a história do Samuel ele tem sua vida totalmente modificada após aparecer por acaso em sua casa um gatinho que após ser adotado recebeu o nome de Mishima, após esse episódio, que dá um sopro de vida na existência do Samuel desencadeando um série de acontecimento, ele começa a valorizar todos os pequenos acontecimentos do acaso no seu cotidiano, considerando que todos eles podem potencialmente modificar sua vida, são pequenos momentos de amor em minúscula, o livro tem uma narrativa fácil e você vai acompanhando o protagonista com um frio na barriga durante sua descoberta de  um mundo desconhecido e vai descobrindo cheiros, cores e sons.
Então os sons... era exatamente nesse ponto que eu queria chegar, particularmente não sou conhecedora de música, Miralles em seus dois livros tem o talento de transportar o leitor para um ambiente de charme, encanto e de provocar no leitor o  desejo quase incontrolável de ouvir os sons das canções que seus personagens citam, foi assim que eu me vi numa madrugada qualquer ouvindo Miles Davis e John Coltrane e descobrindo um mundo repleto de sensações que o jazz provoca, numa tentativa de sentir o que a personagem sentia, de participar da história, me transportar e vivenciar o enredo muito além da experiência de uma mera leitora.
Poucos autores fizeram eu me sentir assim, outro que me provoca essas emoções é o latino, Gabriel Garcia Marques, citando em sua obra Carlos Gardel , Johann Sebastian Bach e Brahms (Sonata número 1 para violino e piano, na versão de dom Pablo Casais), em "Memórias de Minhas Putas Tristes". Tivemos a oportunidade de ouvir um pouco dessa maravilha em um dos encontros do clube.
Além da viagem musical os livros de Miralles te instiga a conhecer outros mundos literários como Hermann Hesse, Goethe dentre outros citados em sua obra, que você fatalmente vai querer conhecer.
Ficou implícito que me encantei pelo autor, o meu amor pelas letras e minha recém descoberta paixão pela música. Vale a pena experimentar! Leiam mais, ouçam mais músicas, aprendam sempre e envolva-se com o que você acredita e o que te faz feliz ! Até o próximo encontro!

Leiliane Abreu
=)