quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Onde estou?

Estou em um projeto da UFMG, que possibilita a jovens e adultos o retorno à escola e a conclusão do Ensino Fundamental 1 e 2 e também do Ensino Médio. O projeto é realizado por professores orientadores, efetivos da UFMG, e por alunos da graduação (licenciatura). Não é a toa que o PROEF-2 foi caracterizado como espaço destinado à formação docente: lá posso (uso a primeira pessoa, mas sei que muitos colegas vão concordar comigo) experimentar qualquer ideia maluca da minha cabeça para ensinar modelos atômicos, por exemplo, desde que eu mantenha o respeito para com os alunos e a coerência com os conteúdos. Além disso, caso eu me sinta desesperada por não saber o que fazer ou que rumo tomar, tenho suporte total de profissionais extremamente competentes.


Paulo Freire
Por causa disso, nas minhas leituras, agora incluo (e indico) Paulo Freire e também Humberto Maturana. O meu conhecimento sobre as obras deles ainda está bebê, mas já nasceu apaixonado, porque reforça todo o sonho que vivo no Centro Pedagógico da UFMG, na educação. Ontem teria sido o aniversário de 91 anos de Paulo Freire (1921-1997), educador brasileiro internacionalmente conhecido por defender a  educação como um meio de os desfavorecidos romperem a "cultura do silêncio" e transformar a realidade, como "sujeitos da própria história". Já Humberto Maturana é natural de Santiago do Chile e autor da teoria da "Biologia do Conhecer" e escreve "aos que acreditam na necessidade e na possibilidade de se construir alternativas políticas e sociais, e se buscar relações pessoais centradas no respeito mútuo", como afirma Cristina Magro.

Humberto Maturana
Somente depois de me envolver mais com a licenciatura e com o PROEF-2 é que fui entender quem são os sujeitos invisíveis na sociedade: é gente trabalhadora, honesta e, geralmente, muito alegre, que passa por nós  e até convive conosco sem que seja "vista". Para todos eles, estar na escola é um grande desafio, por falta de tempo e recursos, mas é também uma grande realização. Passar por esse projeto significa a formação pessoal, essencialmente, do cidadão. Diariamente, estamos trabalhando juntos na escola para assegurar que sejamos notados. Não quer dizer que queremos aparecer, só estamos juntos para tirar as viseiras, nossas e dos eventuais envolvidos que cruzarem nosso caminho.


4 comentários:

  1. Essa atividade de educação de jovens e adultos me soa (não é o verbo suar!) bastante instigante e, porque não, "abolicionista".
    Afinal, após esbarrar nas descobertas da infância e na rebeldia e fascinação da adolescência, a vida adulta é cheia de tomadas, e porque não, retomadas de decisões e ações. Uma atitude crítica (talvez um espírito científico, ou algo assim), ferramentas adequadas às necessidades de uma vida atribulada (contas a pagar, textos e mais textos para interpretar ou e-mails prá mandar), tornem o caminho desse jovem-adulto mais densa, limpa e mansa...quem sabe?
    Que não sejamos "escravos" daqueles que pensam saber as Verdades do mundo!
    Aproveite ao máximo essa oportunidade que o PROEF-2 te dá! Infelizmente, poucas "estruturas escolares" onde essa experimentação: há! Já!

    ResponderExcluir