quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nossas cidades de desejo

Nada como as férias para que possamos viajar... e tem lugares que gostamos mais de ver, de passar ou de ficar, né?!

O livro do sorteio deste mês retrata de maneira maravilhosa a sociedade chinesa dos anos 90 e o início da abertura capitalista que elevarão a China como maior potência mundial. "A escritora Diane Wei Liang consegue transpor nossa imaginação para junto dos personagens do livro, coexistindo e experimentando das cenas cotidianas a agonia de viver sob um regime que busca controlar todos passos da população. Acredito inclusive que o romance poderia servir como excelente propaganda turística para o governo chinês caso não apresentasse também severas críticas ao regime e as fundações da atual sociedade chinesa."


No romance O olho de JadeMei Wang é a primeira mulher a se tornar detetive particular em Pequim. Um dia, um amigo da família pede que ela encontre um valioso jade da dinastia Han, roubado de um museu durante os anos da Revolução Cultural. Mei, então, submerge numa parte sombria e brutal da história da China.


A autora nasceu em Beijing, passou boa parte da infância num campo de trabalhos forçados no interior do país e saiu da China para viver nos Estados Unidos e depois na Inglaterra após participar do “Movimento Estudantil pela Democracia” na década de 80.


Para ganhar este livro, basta responder aqui no blog "qual(is) a(s) sua(s) cidade(s) de desejo?". Eu, ultimamamente, tenho desejado mais a estrada - de ônibus ou de carro - do que uma determinada cidade. Gosto muito de onde moro (Belo Horizonte - MG), de Vitória (ES) e gostei muito de conhecer o Rio de Janeiro (RJ). Minha vontade é conhecer o Brasilzão inteiro de mochila nas costas (alguém me acompanha?).
Para quem é de Belo Horizonte, recomendo este trabalho do Daniel Escobar com guias da cidade. Confiram no site!
Boa sorte a todos!
Não se esqueçam de que o sorteio é feito no dia 30 de todo mês!
Beijo.

4 comentários:

  1. Foi muito bom ler essa postagem, sinal de que a Pri está voltando à ativa. Quanto a minha cidade dos sonhos eu irei converter em minha viagem dos sonhos. Estava conversando isso com meus amigos ontem, meu sonho é entrar na rodoviária e lá escolher uma cidade não pelo preço da passagem ou pelo nome da cidade... irei escolher pelo horário da partida. Acho que esta seria uma experiência sem noção mas super interessante. Alguem me acompanha?

    ResponderExcluir
  2. Qual é sua cidade de desejo?
    Savoca, Itália.

    ResponderExcluir
  3. ah...qualquer uma, desde que seja rural, mudo agora, sem olhar para trás, com a roupa do corpo, contanto que seja para o campo, para a fazenda...interessante o livro do mês.

    ResponderExcluir
  4. Quando eu tinha 14 anos li um livro do Lino de Albergaria que se chama De Paris com amor!, trata-se de um romance infanto juvenil onde os protagonistas ele tem um mapa do metrô de Paris e ela tem um guia turistico da cidade, deste modo eles trocam cartas de amor seguindo as informações do mapa e do guia, como se estivessem lá, mas sem nunca terem saido de casa.
    É assim que eu me sinto em relação a Paris, como se algum pedaço da minha alma pertencesse aquele lugar, mesmo sem nunca ter chegado perto.
    Essa é a cidade que não vou morrer sem antes conhecer!
    Paris de luz, arte e amor!

    ResponderExcluir