quarta-feira, 16 de maio de 2012

Sobre letras e Músicas !

No mês passado consegui ler cinco livros no total, ando envolvida nas leituras, mas decidi escrever sobre um deles, embora descompromissado ele mexeu comigo de uma maneira especial, "Amor em Minúscula do espanhol Francesc Miralles", esse é o segundo livro dele que eu leio, o primeiro eu comprei por acaso, no aeroporto de Brasília e chama-se "Queria que você estivesse aqui" e sim, eu comprei o livro pelo título! Mas foi um bom acaso!


Mas voltando ao "Amor em Minúsculas", o livro conta a história do Samuel ele tem sua vida totalmente modificada após aparecer por acaso em sua casa um gatinho que após ser adotado recebeu o nome de Mishima, após esse episódio, que dá um sopro de vida na existência do Samuel desencadeando um série de acontecimento, ele começa a valorizar todos os pequenos acontecimentos do acaso no seu cotidiano, considerando que todos eles podem potencialmente modificar sua vida, são pequenos momentos de amor em minúscula, o livro tem uma narrativa fácil e você vai acompanhando o protagonista com um frio na barriga durante sua descoberta de  um mundo desconhecido e vai descobrindo cheiros, cores e sons.
Então os sons... era exatamente nesse ponto que eu queria chegar, particularmente não sou conhecedora de música, Miralles em seus dois livros tem o talento de transportar o leitor para um ambiente de charme, encanto e de provocar no leitor o  desejo quase incontrolável de ouvir os sons das canções que seus personagens citam, foi assim que eu me vi numa madrugada qualquer ouvindo Miles Davis e John Coltrane e descobrindo um mundo repleto de sensações que o jazz provoca, numa tentativa de sentir o que a personagem sentia, de participar da história, me transportar e vivenciar o enredo muito além da experiência de uma mera leitora.
Poucos autores fizeram eu me sentir assim, outro que me provoca essas emoções é o latino, Gabriel Garcia Marques, citando em sua obra Carlos Gardel , Johann Sebastian Bach e Brahms (Sonata número 1 para violino e piano, na versão de dom Pablo Casais), em "Memórias de Minhas Putas Tristes". Tivemos a oportunidade de ouvir um pouco dessa maravilha em um dos encontros do clube.
Além da viagem musical os livros de Miralles te instiga a conhecer outros mundos literários como Hermann Hesse, Goethe dentre outros citados em sua obra, que você fatalmente vai querer conhecer.
Ficou implícito que me encantei pelo autor, o meu amor pelas letras e minha recém descoberta paixão pela música. Vale a pena experimentar! Leiam mais, ouçam mais músicas, aprendam sempre e envolva-se com o que você acredita e o que te faz feliz ! Até o próximo encontro!

Leiliane Abreu
=)

3 comentários:

  1. AMEI!
    Fiquei aqui lendo com um sorrisão na cara... toda feliz com os frutos do envolvimento!
    Me empresta o livro?
    =D

    ResponderExcluir
  2. Claro que empresto, os dois se você quiser! :)
    Estou envolvida e menos desapegada!!

    ResponderExcluir
  3. isso aí: desapego é td, preciso ler esse livro também.

    ResponderExcluir