terça-feira, 22 de maio de 2012

Outro deste, só daqui a dois anos...

Uma vez que o momento é de Bienal do Livro de Minas, o sorteio de maio pergunta:

Você já foi / pretende ir ao Expominas?
Se SIM, o que você achou?
Se NÃO, por quê?

De acordo com o Jornal da Guarani (FM), cerca de 60.000 pessoas já passaram pelo Expominas! Podemos lamentar menos o baixo índice brasileiro de leitura e comemorar o sucesso do evento.

Será, contudo, que o evento garante a qualidade e o conteúdo comercializado?

O mercado editorial experimenta nos últimos tempos um fenômeno já bastante conhecido da indústria fonográfica. A produção de sucessos efêmeros, provocados mais por ações de marketing do que pelos processos seletivos e qualitativos da arte, tem viciado o comportamento dos grandes grupos editoriais, que já não se contentam mais em promover best-sellers - livros que tradicionalmente alcançavam a casa das dezenas e, em casos excepcionais, das centenas de milhares de exemplares comercializados. Eles hoje almejam os chamados mega-sellers - publicações elevadas ao patamar das tiragens milionárias, como, por exemplo, o livro Ágape, do padre Marcelo Rossi, principal atração daquele 7 de setembro na Bienal, cuja editora comemora mais de 6 milhões de cópias vendidas.

Toda Palavra - Reflexões sobre a Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Júlio (integrante ex desconhecido do clube), Leiliane e eu


Estive lá na tarde de domingo e encontrei a Leiliane com o Júlio (coleguinha dela), a Luiza (não a que estava no Canadá!) com a mãe, a Heben com o sobrinho (apareceram no Bom Dia Minas) e mais duas vizinhas! Insisti tanto para que todos levassem os coleguinhas, mas acabei indo sozinha... Ainda tenho chance!

 Assistimos ao Café Literário com a Márcia Tiburi e tivemos vontade de mudar nosso Clube de Leitura "da Jane Austen" para "da Márcia Tiburi". Ela é fantástica! Vimos também o Milton Gonçalves, no Livro Encenado. Emocionante! Não percam a oportunidade de acompanhar estes momentos! Eles servem até como um bom calmante dos gastos no cartão! =D


Ah! O livro será o 1808, do Laurentino Gomes, discutido no mês passado. Se eu (alguém?) achar o 1822 baratinho na Bienal, faço sorteio dele também.


Boa sorte!
Beijos.

5 comentários:

  1. Ah esse eu vou querer ganhar!! E foi muito bom mesmo o nosso encontro! =))
    Eu já estive no expominas em outros eventos e também na ultima Bienal, eles tem uma boa infraestrutura, o acesso direto do metrô, a Av. Amazonas tem vários pontos de onibus, amplo estacionamento, mas eu tenho um pé atras com a arquitetura do prédio, não acho ela muito simpática ou convidativa para um evento!

    ResponderExcluir
  2. Fui na Bienal no domingo também, mas nem sabia que vocês íam lá, então rolou um desencontro.
    Quero esse livro, tem bastante tempo que tenho vontade de ler (mas tenho aquela questãozinha antipática de preferir ler se o livro for meu, não emprestado)!
    A Bienal estava bacana, embora seja bem menor que a do RJ a organização estava bastante semelhante. E como eu disse, saí de lá mais pobre mas beeem mais feliz. Só não volto porque o dinheiro acabou mas a vontade de comprar não! Melhor me afastar das tentações.
    Espero que ela cresça daqui para frente e BH consiga alcançar o Rio! :) Vai ser demais.

    ResponderExcluir
  3. Ei Pri! Nossa, tô precisando passar mais por aqui, viu? Só trabalho, trabalho, trabalho... credo! Mas eu ainda não fui à Bienal, e tô pretendendo ir no dia 27, pra aproveitar o Café Literário com o Amyr Klink. Depois te conto. Já tô participando do sorteio? rs... Beijinhos!

    ResponderExcluir
  4. Ai gente, que vergonha, não fui na Bienal desta vez não, ano que vem quem sabe... kkk brincadeirinha gente só para descontrair. Então, desde que vim morar em BH nunca havia faltado à Bienal mas este ano o aperto ta muito grande, é a facul garrada, os 3 estágios apertados (sim galera são tres, to parecendo o pai do Cris, daquele seriado kkk).
    Então gente como adoro ler e não pude ir na Bienal vcs concordam que o livro deveria ser meu? em em? o que vocês acham? brincadeirinha de novo rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Fiquei triste de não ir na Bienal. Estou trabalhando muito e até fui convidada a ir mas não conseguiram me convencer. Mas nem por isso estou fora do sorteio.

    ResponderExcluir