domingo, 21 de novembro de 2010

A prova do Tropeiro

Catar feijão
João Cabral de Melo Neto

Catar feijão se limita com escrever:
joga-se os grãos na água do alguidar
e as palavras na folha de papel;
e depois, joga-se fora o que boiar.
Certo, toda palavra boiará no papel,
água congelada, por chumbo seu verbo:
pois para catar esse feijão, soprar nele,
e jogar fora o leve e oco, palha e eco.

Ora, nesse catar feijão entra um risco:
o de que entre os grãos pesados entre
um grão qualquer, pedra ou indigesto,
um grão imastigável, de quebrar dente.
Certo não, quando ao catar palavras:
a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
obstrui a leitura fluviante, flutual,
açula a atenção, isca-a como o risco.


Ao querer comemorar meus dois meses sem carne, resolvi fazer um tropeiro de soja. Fuan fuan fuan fuan... ninguém me avisou que para preparar os grãos de soja eu precisaria de paciência e tempo para descascar grão por grão, praticamente. Passei a manhã por conta disso.

O resto da receita é bem simples, do tipo mistura tudo e pronto. O resultado final, porém, fica sem aquele gostinho de linguiça, toucinho e gordura característicos de um bom tropeiro.

É... fim trágico para os infindáveis grãos descascados... mas gostoso mesmo assim... e muito mais saudável!

Adendo:

Torrei um pouquinho dos grãos no forno, pra substituir o amendoim torrado. Não é tão gostoso quanto, mas não tem colesterol (certo, Íria?!). Comparem as tabelas!
Amendoim torrado

Soja em grão

5 comentários:

  1. Ora, nesse preparo de tropeiro entra um risco:
    o de que entre os grãos cascados entre
    um grão qualquer, com casca ou indigesto,
    um grão imastigável, de quebrar dente
    e de deixar casquinha atrapalhando um sorriso.
    Mas, pior do que a intrusa casquinha na gengiva,
    é a barriga com seu ronco poderoso,
    que para a demora da comida se atina
    e ameaça qualquer petisco gorduroso.
    --------------
    Cheff Coleguinha,
    Além de natureba e saudável, ainda cozinha.
    Orgulho da amiguinha!
    Vou passar a visitar mais essa seção "Coleguinha faz" ou "Coleguinha pica a soja e mostra a faca" ou "Receitinhas da Coleguinha". Afinal, a pessoa que achou que tava saudável, esbanjando HDL, tá transbordando colesterol do mal...

    ResponderExcluir
  2. Adoro o poema que vc colocou no início. O trabalho da poesia é por aí mesmo, eu acho... Pois é: ficar sem carne é difícil, mas não troque uma boa comida por um fast food. A comida vai ter que demorar mais mesmo, oras! Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Olívia agora deu pra seguir a madrinha; cismou de ser vegetariana. Como é que eu explico pro padrinho churrasqueiro depois? Hein?

    ResponderExcluir
  4. Genteeeee!

    Esse tropeiro me rendeu 3 bons comentários! Eba!

    Prevejo post novo para o Gabunça Literal e menos colesterol do mal no sangue da coleguinha!!!

    Sei que tenho um grande amigo me apoiando e me mostrando que catar feijão pode ser poesia!

    E... bom... a madrinha vence a disputa!!! Hehehehehe... Mas não fui quem disse pra ela não gostar de carne...

    Obrigada pela presença! Beijim pra vcs!

    ResponderExcluir
  5. Fuon fuon fuon fuoooooooooooon.........

    Tropeiro de soja 0 x 10 Bactérias famintas

    E Iriazita ficou sem tropeirito... Só na vontade... aiaiai
    Tô vendo que a gente vai ter o que fazer nas férias. Vou praí pra gente fazer (e comer) comidinhas saudáveis.

    Ah, a soja torrada e as sementes de girassol são diliça!

    ResponderExcluir