sábado, 27 de novembro de 2010

Meus melhores amigos


Criar cachorros é uma escolha pra quem tem coragem - porque eles são como filhos que adotamos, mesmo sabendo que, se tudo ocorrer dentro da normalidade, eles vão viver bem menos que a gente.

Eles chegam em casa como floquinhos pequenos, fofos e inofensivos. Arrancam sorrisos e ônh's de todo mundo. Logo começam a tomar conta do pedaço e mostrar as garras, ou melhor, os dentes. Estréiam todos os cômodos da casa com xixi e cocô... além de mastigarem tudo, absolutamente tudo, o que estiver ao alcance - sapato, cadarço, pé da cadeira, tapete, chinelo, meias, plantas. Ah! A gente enlouquece e tem vontade de pegar aquela bolinha de pêlo e mandar longe. Mas eles têm uma carinha...

Assim que crescem, começam a demonstrar sua personalidade. No caso dos meus, um mais manhoso, como eu, e o outro bem alegre e fissurado com a bolinha. A gente vai descobrindo as manias um do outro, adequando espaços pra caber todo mundo, planejando viagens que os incluam e divirtam. Então o sofá já não é só meu e é melhor dormir sem me mexer muito pra não chutá-los pra fora da cama.

Hoje, tenho cães idosos, de 9 anos humanos ou cerca de 52 anos caninos de acordo com uma tabela comparativa. É doído perceber o envelhecimento deles: um olhar embaçado e mais cansado, um pedido novo de carinho... Porque eles ainda são bem ativos e alegres e, talvez mais companheiros do que nunca.

Não há muito o que fazer, a não ser curti-los até a última ponta e continuar dividindo meu prato de salada com eles... sim! eles adoram salada (cenoura, alface, tomate, pimentão, cebola, rabanete, rúcula, espinafre, agrião) e também banana, biscoito de polvilho, pão de queijo...

Ah! Bom mesmo seria se pudéssemos parar o tempo para os filhos da gente!

6 comentários:

  1. Oi, Pri!
    Adoooorooo cachorros e estou há tempos querendo um (perdi o último há 5 anos e fiquei meio chateada)...
    Ler seu texto me deu ainda mais vontade. Acho que dessa vez vai!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que coisa boa, Natália! Coragem! Beijim

    ResponderExcluir
  3. Tb adoro cachorros... Fiquei comovido, mas segurei a lágrima pq homem não chora... rs... Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Como já disse o Frejat, homem não chora nem por dor, nem por amor...

    Difícil segurar a lágrima, viu, Rapha?!

    Você tem cachorros?

    Beijim

    ResponderExcluir
  5. Oooooowwwwnnnnn.........

    Que fofura!
    Adoro cãezinhos... Pena que não tenho mais...

    Adoro seus filhotes saltitantes e serelepes! Aprendi a dormir com bolotinhas no pé da cama, sem chutar pra fora, hehe.
    Aproveite muito esses novelos de lã que latem.

    ResponderExcluir