sábado, 27 de novembro de 2010

Para gostar de ópera


¿Ves cómo te gusta la ópera?

Aproveitando o clima natalino e considerando as minhas leituras religiosas atuais, quero divulgar (sem fins lucrativos e sem saber se vale a pena ou não) a apresentação do oratório Messias, de Händel, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

A obra foi a primeira apresentação realizada pela Fundação Clóvis Salgado, na inauguração do Grande Teatro do Palácio das Artes, em 13 de março de 1971. Em 2010 o concerto é executado novamente em comemoração aos 40 anos da Casa.

Tradicionalmente apresentado na época do Natal, o oratório terá a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais e o Coral lírico de Minas Gerais, sob regência do maestro Roberto Tibiriçá. Além dos dois grupos profissionais da Casa, participam também os solistas convidados Rosana Lamosa, Denise de Freitas, André Vidal e Sávio Sperandio. As musicista Rosana Lanzelotte e Cenira Schreiber acompanham o oratório tocando cravo e órgão, respectivamente.

Messias é a mais famosa criação de Händel e está entre as mais populares obras corais da literatura ocidental. Narra a vida de Jesus Cristo e foi inspirado no livro do Antigo Testamento da Bíblia, além da compilação de textos dos Profetas, Salmos, Evangelhos, Epístolas Paulinas e Apocalipse. O libreto escrito por Charles Jennens tinha como base o texto em inglês da Bíblia, e o objetivo de combater o ataque de críticos contemporâneos deístas ao cristianismo.

Ária (Soprano) - Romanos 10:15

How beautiful are the feet of them
Quão formosos são os pés daqueles
that preach the gospel of peace,
que pregam a paz,
and bring glad tidings of good things!
e trazem as boas novas de perdão!

4 comentários: