sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O último do ano, primeiro do nosso "clube do livro"

Durante a confraternização de amigos envolvidos ocultos, discutimos a possibilidade de se criar um "clube do livro" para o blog. A ideia inicial é marcarmos uma reunião mensal (não virtual) para conversarmos sobre um livro escolhido pelo grupo.

O primeiro livro sugerido pelas envolvidas foi Memória de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez, que será o mesmo do último sorteio deste ano, no dia 30No ano em que completa os seus noventa anos, o autor-narrador destas memórias decide se presentear com uma noite de amor com uma adolescente virgem. E é assim, sem rodeios, que Gabriel García Márquez apresenta a história do velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si mesmo, e ao mundo, que ainda está vivo.


Para participar deste sorteio, sintam-se livres para deixar recadinhos de final de ano, sugestões de livros para o verão, críticas, reclamações. Tudo o que quiserem! E eu agradecerei muito àqueles que aparecerem com boas ideias de "nome" para o nosso "clube do livro". Pretendo batizá-lo em janeiro, quando nos encontraremos, no dia 15 ou 21 (me digam o que será melhor para vocês, por favor!).


Eu havia dito que anteciparia o sorteio e peço desculpas. Houve um problema com o pedido do livro nos distribuidores por causa do recesso de Natal e Ano Novo. Mas ele chega para o sorteado até o dia 5 de janeiro.  Meninas, e interessados em entrar para o clube do livro, que queiram encomendar o livro na D'Plácido, vocês poderiam ligar rapidinho lá? Ou vejam se encontram exemplares na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, opção mais barata e não menos válida.

Boa sorte pra todo mundo!

14 comentários:

  1. Eita que esse ano eu li além da minha média, pena que foi muito mais pela obrigação das disciplinas do que pelo singelo prazer da livre escolha de um bom tema (ainda que eu tenha preguiça extrema em iniciar uma leitura voluntariamente...mas isso vai mudando aos poucos)
    Mas uma dica, repassando de um programa que vi esses dias: para o verão inclua bons livros pequenos em sua lista, não os discrimine por seu tamanho!
    E um fim de ano com tudo de bom, que a chuva lave e leve tudo de mais angustiante de 2011. Que 2012 venha tinindo de alegrias para todos, com muita paz e sabedoria.
    Forte abraço a todos

    ResponderExcluir
  2. Esse primeiro livro vai trazer muita sorte para o nosso clube, e que ano novo seja muito iluminado e com muitas leituras proveitosas.

    ResponderExcluir
  3. Complementando o comentário sobre livros pequenos: Lembro de um livro pequeno que li na minha adolescência, Cinco Minutos, de José de Alencar. O livro é mesmo minúsculo, mas o tanto que tinha de pequeno tinha de singelinho. Leiturinha de verão mesmo, hehehe.

    Agora, meu comentário: Bom, eu acho que pra manter o clima do blog no clube, tinha que ter alguma coisa de envolvimento, sei lá, Os Envolvidos (parece coisa de Hollywood né, tipo Os Infiltrados, hahah). De dica de leitura para o verão, fica o Cinco Minutos, que é pra moçada começar 2012 acreditando.

    No mais, pessoal, que 2012 seja um ano de muita dedicação, carinho e envolvimento, que só assim é que as coisas dão certo. A vida é muito curta pra não se envolver. ;)

    ResponderExcluir
  4. Enquanto isso...


    Enquanto palma for pão
    Enquando grana for gol
    Enquanto fama for chão
    Enquanto cama for "sou"

    Eu vou brincando com o som
    Vou desfrutando meu dom
    Estando sozinho ou "com"
    Tentando o mal com o bom

    Enquanto um for meio
    Enquanto dois for um
    Enquanto branco for cheio
    Enquanto preto nenhum

    Eu vou brincando com o verso
    Vou revirando o lado
    Sobrevivendo o inverso
    Continuando o acabado

    Enquanto o fim for negócio
    Vou escolhendo o ócio
    Enquanto o sono for medo
    Vou acordando mais cedo

    Eu vou brincando com o dom
    Vou desfrutando meu som
    Estando sozinho ou "com"
    Tentando o mal com o bom

    Enquanto o riso for menos
    E a gargalhada barata
    E os prazeres obcenos
    Por trás de nós de gravata

    Eu vou brincando com o som
    Vou desfrutando meu dom
    Estando sozinho ou "com"
    Tentando o mal com o bom

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sugestão da Keylla "Os envolvidos"!! Envolvidos com os doces do Balão Azul... hummm... E com a leitura claro!
    Eu escolho livros de contos quando procuro uma leitura leve e descomplicada, um dos meu preferidos foi Filandras da Adélia Prado, coisa que se lê rapidinho de tão bom!! :)

    ResponderExcluir
  6. E eu que fiquei só por conta de literatura acadêmica neste ano... Estava com saudade de ler uma narrativa... Ahh mas agora estou lendo um livro que ganhei de presente chamado Assassin's Creed: Renascença, de Oliver Bowden e estou achando muito bom!

    ResponderExcluir
  7. Esse clube vai me ajudar a ler muitos livros que eu nem pensaria antes. Também gostei da sugestão de nome da Keylla.

    ResponderExcluir
  8. Como a camila disse, vai ser ótimo ter novas sugestões de leitura! Além de ser sempre bom encontrar com pessoas agradáveis, por um motivo muito agradável também!!
    Eu estou lendo a gigantesca saga do Guerra dos Tronos, mas sempre tem espaço para mais! Ainda mais durante as férias.

    ResponderExcluir
  9. Ei! Peço desculpas pelo sumiço... minha vida ficou mais corrida do que o normal nos últimos dias. Foi aniversário, notícia de que vou defender em 6 de fevereiro, reunião no colegiado... mas agora estou de volta. Adorei as sugestões! Tanto do livro quanto do nome para o clube "Os Envolvidos".

    ResponderExcluir
  10. Sylvete, brocolina orgulho meu!!! Defender com 1 ano? Sucesso demais procê!!!

    Gostei da sugestão da Keylla. Bom nome pra nós, traças de livros, haha.

    Tô precisando muito voltar a ler. Tô com uns livros do Tolkien e nada de ler ainda. Mais uma lista mental imensa de coisas...

    Sugiro "O caso dos dez negrinhos", da Agatha Christie.

    ResponderExcluir
  11. Adorei as sugestões tbm! Espero que esse clube me ajude a voltar com as velhas e boas leituras :)

    ResponderExcluir
  12. bom amores to morrendo de saudade de voces todos, louca para nos encontrarmos de novo. bom estou lendo o livro que ganhei de presente no nosso amigo oculto, muito bom.
    quanto ao dia para nos encontrarmos o melhor para mim seria 21 se voces nao se opuserem.
    acho que é só isso galera beijo e saudade de todos.

    ResponderExcluir
  13. Desejo a todos vcs um otimo ano novo. Minha sugestão de leitura é a série de livros "Game of Thrones", a saga de gelo e fogo. Boa leitura a todos!!

    ResponderExcluir
  14. Linda, essa ideia! Já vou começar a ler "Memórias de Minhas Putas Tristes". Aproveito pra deixar como sugestão um livro que me dei de presente de Natal: "O Arroz de Palma", de Francisco Azevedo. Lindo, tocante! Fala sobre relacionamentos, especialmente os familiares. Mas também pode ser disso mesmo de que trata o blog e o Grupo, de "envolvimentos". Espero que gostem.
    Beijo a todos!

    ResponderExcluir