sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz Livro Novo!

O último sorteio do ano foi uma grande surpresa pra mim, tivemos muitos participantes e as visitas ao blog bateram novo recorde! Gostaria de agradecer a companhia de todos os envolvidos durante este ano e espero contar com vocês em 2012 também. Alguém já tentou contar as 30 páginas por algum tempo?

Nosso clube do livro ficou batizado como Os Envolvidos e todos estão convidados a fazer parte dele. Nosso encontro ainda não está certo, entre os dias 15, 21 e 28 de janeiro. Peço que vocês escolham o melhor dia para vocês. Lembrando também que teremos que ler o Memória de minhas putas tristes até lá.

Quem não vai precisar comprar ou procurar o livro será a envolvida e comadre Keylla Amelotti! Ela já ganhou dois livros neste fim de ano, um no amigo envolvido oculto e outro de presente de Natal. Acho que o Papai Noel passou realmente pela casa dela. Imagino ainda que ela esteja lendo muitas páginas por dia...

Estou curtindo meu presente do amigo oculto até hoje, A insustentável leveza do ser, de Milan Kundera. Gosto cada dia mais dele. Por cauda disso, só estou no comecinho do livro do clube. E vocês, já começaram a ler? Estão gostando?

domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz Natal e Ano Novo - do Brasil


* Clique na imagem para ampliar.
Meu abraço apertado a todos os meus envolvidos...
Boas Festas!

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Não sei se choro ou comemoro...

Consegui completar 365 dias de 30 páginas, ou seja, 10.950 páginas lidas. Mas isso também significa que estou 6 meses atrasada... puff... Ainda tenho fé de que conseguirei pagar todo o meu débito, por maior que me pareça essa projeção aritmética. Agora temos clube do livro, sorteios e sempre envolvidos muito especiais! Chegarei lá!

Junto com essa minha "conquista", deixo novidades quentinhas pra vocês:
1. Tem uma barrinha nova, bem abaixo do título do blog com categorias;
2. O "Início" mostra todas as postagens, comentários, contadores de páginas e débito, blogs que acompanho, e muito do que vocês já conheciam;
3. Os "Livros envolvidos" exibem a lista de livros que já li e tem também um link que leva vocês pro blog só com os títulos dos livros, para que vocês possam comentar em cada um deles. Ficou parecendo minha estante pessoal. Espero que gostem!
4. Como tudo começou retorna à primeira postagem do Envolva-se, para relembrar ou para os envolvidos novatos terem uma ideia de porque este blog foi criado;
5. Continuo deixando como "Motivação" um trechinho do Amyr Klink, para que eu tenha disciplina com as minhas 30 páginas.

Obrigada pela companhia dos veteranos e dos novatos.... sem vocês, eu já teria desistido...
Agora deixa eu ler mais umas 30 páginas, pra variar!


sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

O último do ano, primeiro do nosso "clube do livro"

Durante a confraternização de amigos envolvidos ocultos, discutimos a possibilidade de se criar um "clube do livro" para o blog. A ideia inicial é marcarmos uma reunião mensal (não virtual) para conversarmos sobre um livro escolhido pelo grupo.

O primeiro livro sugerido pelas envolvidas foi Memória de minhas putas tristes, de Gabriel García Márquez, que será o mesmo do último sorteio deste ano, no dia 30No ano em que completa os seus noventa anos, o autor-narrador destas memórias decide se presentear com uma noite de amor com uma adolescente virgem. E é assim, sem rodeios, que Gabriel García Márquez apresenta a história do velho jornalista que escolhe a luxúria para provar a si mesmo, e ao mundo, que ainda está vivo.


Para participar deste sorteio, sintam-se livres para deixar recadinhos de final de ano, sugestões de livros para o verão, críticas, reclamações. Tudo o que quiserem! E eu agradecerei muito àqueles que aparecerem com boas ideias de "nome" para o nosso "clube do livro". Pretendo batizá-lo em janeiro, quando nos encontraremos, no dia 15 ou 21 (me digam o que será melhor para vocês, por favor!).


Eu havia dito que anteciparia o sorteio e peço desculpas. Houve um problema com o pedido do livro nos distribuidores por causa do recesso de Natal e Ano Novo. Mas ele chega para o sorteado até o dia 5 de janeiro.  Meninas, e interessados em entrar para o clube do livro, que queiram encomendar o livro na D'Plácido, vocês poderiam ligar rapidinho lá? Ou vejam se encontram exemplares na Biblioteca Pública Luiz de Bessa, opção mais barata e não menos válida.

Boa sorte pra todo mundo!

A causa é boa!

Sabe quando a gente não imagina que uma coisa pode dar muito certo?! Pois é! Ontem tivemos a nossa confraternização de amigos ocultos e eu só tenho a dizer que fiquei extremamente satisfeita e feliz com o resultado. Os presentes foram escolhidos com muito carinho, entre muitas apresentações e conversas sem fim. Fora que eu ainda pude ver a vontade de manter o grupo, de juntar os envolvidos, surgindo sem que a proposta partisse de mim! Perfeito! Sinal de que a minha causa é boa!

Obrigada a todas vocês, Camila, Airí, Keylla, Leiliane, mãe, Marcella, Nat, Poly e também ao Marcelo! O envolvimento com a leitura e com a vida é uma busca minha, que tem alcançado resultados que eu nem imaginava. Graças a vocês, mais do que envolvidos e também a todo o pessoal da Livraria D'Plácido!

Digam, por favor, o que acharam! Fiquem a vontade para críticas, reclamações, pedidos, sugestões...


 Imagens: docinhos Balão Azul, que alegraram a reunião.


terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Ciranda de amigo


Daniélson é amigo
de tuntum,
xique-xique,
avisa lá

Cuba,
Jaboticatubas
Santiago de BH

Milho,
verde,
cachaça

Couve,
hortelã - pimenta
Caldo de mandioca... brava!

Mãe Tereza
Pai Geraldo
Irmão André

Seu filho
um ano já tem
de Ruela e Zé

Aquele aquário,
lá no alto,
era vidro e se quebrou

O amigo que eu tinha
era muito e se acabou...
O carinho que eu tenho
era muito e ficou.

# da série: Era uma vez a amiga, que está sem um amigo por causa da namorada.
Alumia, minha gente! Alumia!

Meu muito amor

"Ele parece ser interessante. Sempre adorei pessoas que têm essa... paixão pela vida."
"É uma paixão por moedas, não pela vida", eu a corrigi.
"É a mesma coisa. Paixão é paixão. É o entusiasmo intercalando o espaço do tédio, e não importa a que se dirige." Ela revirava a areia com os pés. "Bem, pelo menos na maioria das vezes. Não estou falando aqui de vícios."
"Como você com cafeína."
Ela sorriu exibindo o pequeno espaço entre os dois dentes da frente. "Exatamente. Pode ser moedas, esportes, política, cavalos, música ou fé... as pessoas mais tristes que já conheci na vida são as que não se importam profundamente com nada. Paixão e satisfação caminham lado a lado. Sem elas, qualquer felicidade é apenas temporária, porque não há o que a faça durar. Adoraria ouvir seu pai falar sobre moedas, porque seria ver alguém em seu melhor momento, e descobrir que a felicidade geralmente é contagiosa."


Diálogo entre Savannah e John, no livro Querido John, de Nicholas Sparks.

Se você ainda não tem uma paixão ou se ela está esquecida por aí, PROCURE, RECUPERE! E tenha um Feliz Ano Novo!


sábado, 10 de dezembro de 2011

Envolvimento para as férias

Eu não imaginava que fosse gostar tanto assim deste filme. Ele é puro envolvimento! Com direito a um bom pedaço sobre livros, leitura e mais um sonho de biblioteca! Acho importante recomendar e por isso deixo aqui o vídeo completo, que encontrei no Youtube. Boa sessão!


O lixo extraordinário


quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Meu lema é desocultar os amigos!

Nosso amigo oculto de livros está lançado!

Relembrando: vale presentear o amigo com um livro que você leu e gostou, ou com outro novinho em folha.
Quem quiser participar pode deixar seu nome e e-mail nos "envolvidos" aqui embaixo, sendo que cada amigo "oculto" receberá o nome de seu sorteado por e-mail, no dia 09/12.



Deixo como sugestão para o dia da troca de presentes, os dias 14 ou 15/12, quarta ou quinta-feira, às 19h.  Podemos nos encontrar de novo na Livraria D'Plácido e na Praça da Liberdade. O que vocês acham?

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Tempo de mudanças!

Já comecei a pensar nas promessas de ano novo, outra vez. Mas, antes de escrever efetivamente sobre elas, preciso contar que estou quase formada em uma das minhas graduações. Aprendi muito e tive grandes pessoas nesse meu caminho e carregarei boas lembranças sempre comigo, apesar de todo sofrimento com o curso e com a escola.

Ainda estou com poucas palavras sobre isso, porque cheguei, enfim, ao "vazio" pós-formatura sobre o qual tanto ouvi falar. Contudo, encontrei versos em Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, para me ajudarem. E só!

Deixando vou as terras
de minha primeira infância.
Deixando para trás
os nomes que vão mudando.
Terras que eu abandono
porque é de rio estar passando.
Vou com passo de rio,
que é barco navegando.
Deixando para trás
as fazendas que vão ficando.
Vendo-as, enquanto vou,
parece que estão desfilando.
Vou andando lado a lado
de gente que vai retirando;
vou levando comigo
os rios que vou encontrando.


Imagem: Cachoeira do Tempo Perdido - Milho Verde - MG

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Se envolveu e ganhou!

O sorteio de novembro não deu muito ibope. Onde foi parar todo mundo? Acho que estão todos tão envolvidos, que faltou tempo de participar do sorteio. Foi isso?

A envolvida premiada da vez foi a Poly, que esteve no I Encontro e tem se envolvido cada dia mais com o blog. Fomos juntas também à biblioteca Pública Luiz de Bessa, onde encontramos muitos exemplares do livro sorteado. Para fazer a carteirinha, são necessários: carteira de identidade, CPF, comprovante de residência e R$ 3,00. E fica prontinha na hora! Você pode pegar dois livros por vez e ficar com eles por 14 dias. Tem muito livro bom por lá! Fora que está perto da Praça da Liberdade e da Livraria D'Plácido.

Um ótimo passeio! Confiram no site (não aparece bem no Google Chrome, consegui no Firefox) o horário de funcionamento, que também é bem acessível!


Mudando de assunto...

Estou pensando em fazer um amigo oculto de livros para fechar o ano, mas preciso que vocês estejam ainda conectados com o blog. Existem uns programinhas que sorteiam o nome por e-mail, fantásticos. É uma boa maneira de trocarmos livros e nos encontrarmos outra vez. Podemos presentear nosso amigo com livros nossos, que já lemos e gostamos, ou com um livro novo. O importante é compartilhar a leitura. O que vocês acham? Pode ser agora? É melhor esperar 2012? Mandem um sinal de fumaça, please!

Por fim, gostaria de reforçar que continuo aceitando críticas, sugestões, reclamações, alumias, recadinhos...

Beijo pra todo mundo!