Você já foi / pretende ir ao Expominas?
Se SIM, o que você achou?
Se NÃO, por quê?
De acordo com o Jornal da Guarani (FM), cerca de 60.000 pessoas já passaram pelo Expominas! Podemos lamentar menos o baixo índice brasileiro de leitura e comemorar o sucesso do evento.
Será, contudo, que o evento garante a qualidade e o conteúdo comercializado?
O mercado editorial experimenta nos últimos tempos um fenômeno já bastante conhecido da indústria fonográfica. A produção de sucessos efêmeros, provocados mais por ações de marketing do que pelos processos seletivos e qualitativos da arte, tem viciado o comportamento dos grandes grupos editoriais, que já não se contentam mais em promover best-sellers - livros que tradicionalmente alcançavam a casa das dezenas e, em casos excepcionais, das centenas de milhares de exemplares comercializados. Eles hoje almejam os chamados mega-sellers - publicações elevadas ao patamar das tiragens milionárias, como, por exemplo, o livro Ágape, do padre Marcelo Rossi, principal atração daquele 7 de setembro na Bienal, cuja editora comemora mais de 6 milhões de cópias vendidas.
Toda Palavra - Reflexões sobre a Bienal do Livro do Rio de Janeiro
Júlio (integrante ex desconhecido do clube), Leiliane e eu |
Estive lá na tarde de domingo e encontrei a Leiliane com o Júlio (coleguinha dela), a Luiza (não a que estava no Canadá!) com a mãe, a Heben com o sobrinho (apareceram no Bom Dia Minas) e mais duas vizinhas! Insisti tanto para que todos levassem os coleguinhas, mas acabei indo sozinha... Ainda tenho chance!
Assistimos ao Café Literário com a Márcia Tiburi e tivemos vontade de mudar nosso Clube de Leitura "da Jane Austen" para "da Márcia Tiburi". Ela é fantástica! Vimos também o Milton Gonçalves, no Livro Encenado. Emocionante! Não percam a oportunidade de acompanhar estes momentos! Eles servem até como um bom calmante dos gastos no cartão! =D
Ah! O livro será o 1808, do Laurentino Gomes, discutido no mês passado. Se eu (alguém?) achar o 1822 baratinho na Bienal, faço sorteio dele também.
Boa sorte!
Beijos.