domingo, 1 de abril de 2012

Projeto: "Os Envolvidos no Clube do Livro"

Ontem tínhamos marcado o nosso terceiro encontro do clube do livro, para falar sobre A menina que roubava livros, de Markus Zusak. Contudo, só aparecemos Camila e eu. Por causa disso, gostaria de analisar com os envolvidos a viabilidade deste projeto.

Nesse sentido, gostaria que vocês me dissessem abertamente (sem medo de me magoar) onde é que estou / estamos falhando. O problema é o dia? o horário? o tempo para leitura? a falta de um profissional da área para conversar com a gente? Mandem sugestões também! Qual seria nosso próximo livro? Pra quando?

Por favor, respondam! Esse projeto não existe sem cada um dos leitores. Apesar de todas as dificuldades, tenho muita vontade de continuar.


É isso! O clube é nosso!

17 comentários:

  1. Pri Bretas Vieira Porto1 de abril de 2012 às 09:04

    Oi! Acabei de entrar para o clube do livro e já havia explicado que nao iria a esse encontro pq não daria tempo de ler a obra mas estou super empolgada para começar a ler o próximo livro e ir ao encontro.
    Não sei como funciona o encontro mas acho que um profissional da área seria muito interessante para desenvolver a conversa.
    Podem contar comigo!
    =)
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma xará!!! =)
      O clube ainda está no começo, Pri. Estou tentando conseguir alguém da literatura, mas não tem sido fácil. Você teria alguma sugestão de livro para este mês? Se mantivermos o mesmo, você consegue ler?
      Obrigada por se envolver!
      Beijo

      Excluir
  2. Pri, é como falei ontem, acho que vale a pena a gente manter o livro. A menos que o pessoal fale que não gostou dele, o que sinceramente eu duvido demais.
    E acho válido marcarmos a reunião para mais tarde, já que o horário parece estar complicando.

    ResponderExcluir
  3. Pri, como está?
    Olha, o projeto é muito viável e as coisas no início podem ser difíceis, mas é assim mesmo.
    Eu adoraria ir, mas sábado de manhã eu tenho aula e não posso perder.
    O tempo de leitura também precisa ser maior. Eu, por exemplo, estou lendo vários livros da faculdade para monografia e não dou conta de cumprir.
    Sobre profissional, seria bom, mas não é o mais importante para o momento, na minha opinião.

    Abraços, Nat

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nat!!!
      Conversando com a Keylla, pude perceber que não criamos esse clube para ter uma obrigatoriedade de leitura e de para-casa. O horário ainda não é o melhor e talvez o lugar ainda não seja o mais adequado. Lembra daquele nosso amigo oculto? O clima tem que ser mais light, né?!
      Fico feliz por ter vocês todas envolvidas =)
      Beijo

      Excluir
  4. Priiiiiii!!
    Acabo de ver que comi mosca. Esse encontro foi 14h??? Não era pela manhã??
    Bom, horário perfeito =)
    Só mesmo o tempo pra leitura agora que me complica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Xará, =)
    Vou tentar pra ver se consigo alguém da literatura tbm!
    Eu acho que seria legal lermos algo da literatura brasileira, um clássico.
    Sugestões:
    Grande Sertão Veredas - Guimarães Rosa
    O tempo e o Vento - Érico Veríssimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou achando que vamos manter o livro sim... ainda não sei...
      Mas adorei as sugestões. O problema é ler o Grande Sertão em um mês. Teremos que programar um pouco mais de tempo pra ele. Será que todo mundo anima?
      Beijo, xará!

      Excluir
    2. Ai, Grande Sertão eu não encaro não, desculpem meninas!

      Excluir
    3. Eu gosto dessa idéia, na verdade no primeiro encontro foi proposto mesmo ler literatura nacional, latino americana,etc , nada contra a literatura estrangeria contemporanea, é muito boa também, mas acho importante ler coisas mais próximas!

      Excluir
  6. Ah! Se mantiverem o mesmo eu consigo ler sim!
    =)
    bjinhus

    ResponderExcluir
  7. me interessa muito também, o projeto é ótimo, falhei na minha própria organização e agenda, mas estarei com vcs. obrigada.

    ResponderExcluir
  8. Então, basicamente o que eu queria falar acabei falando com Priscilla pessoalmente - e ela já falou, rss. Eu acho mesmo o que ela disse que eu disse, rss, talvez seja mais legal se encararmos o grupo como "encontro de amigos falando sobre livros" (e claro que teríamos que falar sobre um livro especificamente, senão complica, rs), e não como "reunião sobre determinada obra e quem não tiver feito o dever de casa não pode ir". Esse livro especificamente eu achei bem tranquilo de ler, li em uma semana (pode ser porque o tema sempre mexe muito comigo). Mas eu, né amores, estou com muito tempo livre e sou maníaca, viro noites até terminar o livro, não sirvo como referência, hahahaha.
    Mas para ninguém ficar no prejuízo (quem tá no prejuízo por eqto sou eu, que não consigo chegar às 14 de jeito nenhum), quem sabe a gente não poderia marcar esse encontro em dias, horários e locais diferentes? Sábado à tarde na livraria, domingo de manhã na praça, sexta à noite num café... Sei lá. Só não quero que o clube pareça uma "aula com hora marcada e dever de casa". Façamos ser só uma confraternização de amigos envolvidos com um tema em comum. Se a coisa aumentar muito, aí a gente estabelece as regras à medida que se fizerem necessárias.
    Sobre o próximo encontro, vamos manter o mesmo livro pro final de abril?! Eu li o livro logo que ganhei, acho que na primeira semana de janeiro! Vou ter que reler, hahahaha. Não dá pra adiantar um pouco esse encontro; meio de abril talvez?

    ResponderExcluir
  9. Oi!! Eu acredito muito no projeto e você sabe Pri que pode contar com meu apoio sempre.
    Concordo totalmente com a Keylla, acho que o clube tem de ser de um envolvimento leve, descontraido, se envolver mais com a ideia do que com a tarefa em si, ler todos nos gostamos, por isso lemos um monte de coisa ao mesmo tempo. A ideia era, no meu entender, um grupo de pessoas diferentes, com personalidades, ideias, temperamentos, profissões e vidas diferentes porém unidos para discutir uma paixão em comum a LEITURA, e não importa se você gostou ou não do livro do mês, se quis ler ou não, o grupo quer saber isso mesmo, não gostou porquê? Que livro você quer ler, como ele mexeu com você, eu posso citar dois ou três livros que mudaram radicalmente a minha vida, eu continuo lendo sempre, leituras famosas da moda, clássicos, romances água com açucar, leio mesmo e adoro! Adoraria encontrar com vocês, como propôs a Keyla, numa praça, numa livraria, num café ou até num boteco, que também curto muito!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. pri, meu problema é a falta de tempo generalizada... Não estou conseguindo fazer nada do que gostaria de fazer. Uma lástima!

    ResponderExcluir
  11. Pri, meu problema é o mesmo do Raphael. Sábados de manhã eu tenho francês na federal até 12:30 e vez ou outra eu já emendo com algo pra fazer no lab, como foi o caso do dia do encontro. Fui sair da federal já eram mais de 16:30...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Syl, teve gente que animou de marcar pra mais tarde. Você participaria?

      Excluir