segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Feliz Livro Novo!

É com grande alegria que anuncio o sorteio do dia 30 de agosto! Mês do meu aniversário! Não tem presente melhor do que ver o blog crescendo e presenteando quem gosta de ler!

O livro da vez é o primeiro de uma trilogia, escrita por Stieg Larsson: Os homens que não amavam as mulheres. São 524 páginas de ficção policial, sendo que qualquer semelhança com nosso contexto atual não passa de mera coincidência.

O livro, na verdade, é um enigma a portas fechadas, que se passa na vizinhança de uma ilha. Nele, em 1966, Harriet Vanger, jovem herdeira de um império industrial, some sem deixar vestígios. No dia de seu desaparecimento, fechara-se o acesso à ilha onde ela e diversos membros de sua extensa família se encontravam. Desde então, a cada ano, Henrik Vanger, o velho patriarca do clã, recebe uma flor emoldurada - o mesmo presente que Harriet lhe dava, até desaparecer. Ou ser morta.

Vamos, então, às regras! Para ganhar este belo livro, quero que vocês me contem uma palavra da qual gostam. Qualquer uma, seja pelo significado, pela sonoridade, pela aparência. Se quiserem explicar o porquê, ótimo! Mas, quem não quiser, não precisa. Algumas nem precisam mesmo de justificativa.

A minha palavra, por exemplo, seria "meleca", porque a língua dança de cima pra baixo pra dizer o LÉ. Além disso, podemos usá-la quando as coisas dão errado, sem que pareça xingamento. Tenho algumas outras, mas prefiro saber as de vocês!

Envolvam-se! Boa sorte!

12 comentários:

  1. Hehehe
    Amei a proposta! Uma palavra da qual eu gosto bastante é pneumoultramicroscopicosilicovulcanoconiótico. É a maior palavra da língua portuguesa e é o nome de uma doença causada quando se inala fumaça de vulcão. Ok... até aí, nada demais... mas a boba aqui aprendeu esse palavrão no ensino fundamental pq o menino de quem eu gostava vivia repetindo isso. Ai como eu queria uma memória seletiva!

    ResponderExcluir
  2. "ócio" é a minha palavra, pois graças a ele, posso ter bons momentos de paz, para relaxar e ler muitos livros, e pq não?! para aprender novas palavras , e quem é que não gosta de ficar um tempo curtindo um ócio?

    ResponderExcluir
  3. Zumbaia, além de gostar da sonoridade, significa Cortesia exagerada, mesura rasgada. Quando eu gosto, exagero, nem que seja internamente.

    ResponderExcluir
  4. Sublimação! tinha escrito um grande texto.. mas o blog apagou u,u
    mas basicamente, é um processo físico que tem um nome derivado de uma palavra que gosto muito, sublime, mas isso não dá nenhum outro sentido (talvez mais profundo) para ela. Esquisito, mas foi oque veio na minha cabeça agora xD

    ResponderExcluir
  5. Minha palavra é "estornoroso". É uma palavra inventada, que surgiu no livro "O Aprendiz de Morte" de Terry Pratchett. Não tem um significado preciso, mas serve como xingamento e é muito divertida =]

    ResponderExcluir
  6. Minha palavra é: ENTROPIA. Nem lembro mais o que significa, aliás lembro mais ou menos. Mas, independente disso, amo o som que ela faz. Encho a boca para dizer EEENTROPIA!!!!!!

    Luiz Gustavo

    ResponderExcluir
  7. A minha palavra preferida é CACHORRO. Além da sonoridade agradável, nos remete ao animal considerado como o melhor amigo do homem, que nos acompanha independente de aparencia, posse,ou crença que possamos ter. Nao nos julga e nem avalia. É isto! abraços!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Curiosidade
    Escolho essa simples e comum palavra, não por sua ortografia, nem por sua sonoridade. Mas sim, por toda a grandeza que está embutida nessa sequencia de letras. Quanto devemos a essa qualidade tão apurada em nossa espécie, que nos garante uma insaciável fome pelo desconhecido e que vem sempre junto com um sabor agridoce, uma vez que é sempre acompanhada por um friozinho na barriga.
    Em minha breve opinião, concluo protestando para que todos a cada dia alimente esse saco sem fundo, com esse desejo indiscreto de saber.

    ResponderExcluir
  9. Ei garota!! Que proposta interessante!!

    Minha palavra favorita é árvore. Primeiro por ser proparoxítona. Adoro palavras proparoxítonas (aliás, proparoxítona é proparoxítona).

    Segundo porque é uma palavra bem leve e forte ao mesmo tempo, não acha?? Tem um som delicado e forte.

    E também é uma palavra cheia de ar, não parece??? E o ar é algo meio sopro da vida. E árvore tem tudo a ver com a vida, né??

    Enfim, acho que já perdi essa parada, mas gostei de participar!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. ETÉREO: gosto mais da sonoridade de outras palavras. Escolhi essa palavra por gostar do significado. A palavra dança e se dissolve no ar, como muitas coisas, sentimentos, momentos. Faz laços de fumaça no ar. E some. Me lembra de éter, que é inebriante. Me lembra também de uma borrifada de perfume, deixando só uma impressão e uma lembrança.


    P.S.: Entropia, palavra muito legal, significa um estado de desordem do sistema

    ResponderExcluir
  11. Então, depois de muito pensar, resolvi minha palavra. Como a maioria das coisas boas da minha vida, tinha que ser uma palavra que me lembrasse algum momento engraçado da vida, e a minha palavra é... Braulio. Antes que as mentes poluídas pensem errado, explico: Na cidade onde eu morava tinha um moço lindo, lindo que se chamava Braulio. Um dia minha irmã, ainda adolescente, tomou um ônibus com ele e, chegando em casa empolgadíssima, não conseguia pronunciar o nome do menino, e dizia: Eu estava sentada do lado daquele menino, aquele, que tem o nome estranho, "bréli" (isso dito com a boca bem mole). Rimos muito, até a barriga doer, e daí que nunca mais falamos o nome do menino direito (mesmo depois da emoção dela ter passado).

    ResponderExcluir
  12. Prima, minha palavra favorita é MORANGO ... me lembra coisas boas..beijoos
    Marcella Haila

    ResponderExcluir