sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Eu confio na quinoa!

Cozinhar é um ato social. Poder cozinhar para mais pessoas é indiscutivelmente melhor do que só pra gente mesma. Melhor ainda quando podemos acrescentar novos gostos aos paladares amigos.

Desta vez, fui parar numa república masculina, de comedores de molhos, massas, frituras, pimentas e muita carne! Estava, há tempos, com vontade de comer quinoa outra vez. Então, comentei com o Jean (o namorado) e o André. A proposta foi um risoto de quinoa com brócolis, acompanhado de um bom vinho e, inevitavelmente, um bife de contra-filé banhado com pimenta curtida no mel e na cachaça. 

Não adianta eu me iludir na tentativa de mudar os hábitos carnívoros de alguém. Basta, para mim, despertar uma pequena reflexão sobre o que comemos todos os dias. 

A quinoa foi uma novidade para eles. Por isso mesmo, sofreu certa resistência. O coitado do brócolis, então! O jantar, contudo, foi um sucesso! Ufa! Mesmo com aparência de mingau ou de qualquer prato hippie que se preze, não sobrou nada na panela pra contar história.

Sobre a quinoa

A quinoa (Chenopodium quinoa) é uma espécie granífera domesticada pelos povos habitantes da cordilheira dos Andes há milhares de anos. É uma planta anual, com ciclo variável em função da latitude e da altitude de origem. Seus grãos são pequeninos, de cor de areia, de textura leve e macia e com gosto parecido com nozes. Pela semelhança da planta, quando nova, pode-se definir a quinoa como "um espinafre que produz grãos".

100 g de quinoa contém: 13 g de proteínas, 6 g de fibras, 2,2 g de gordura polinsaturada, 9,2 mg de ferro, 411 mg de fósforo, 740 mg de potássio, 211 mg de magnésio, 820 mg de cobre, 3,3 mg de zinco, 820 µg de vitamina B3, 1 mg de vitamina B5 e 2,6 mg de vitamina E.

4 comentários:

  1. Odeio ler seu blog de barriga vazia! Sempre me dá fome!

    ResponderExcluir
  2. Surpreender é sempre bom, não é?? Queria eu que meus pratos tivessem esse poder...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  3. Sylvia, a ideia é deixar quem lê com vontade mesmo! Fico feliz, porque nem funciona com todo mundo... =) Vi agora que esta receita foi um tanto brocolina... rsrs... em sua homenagem! ;)

    Rapha, eu duvido que não tenha um prato especialmente seu que surpreenda! Duvido mesmo! Mas se não tiver, podemos testar juntos. Você topa fazer um "sem carne" coletivo? É só marcar! ;)

    ResponderExcluir