sexta-feira, 14 de outubro de 2011

De onde vem a inspiração?

(Ilustração minha)
Inconveniente! De repente me invade na rua, no banho, no ônibus. Inoportuna! Sempre aparece quando não posso cantar, nem gravar ou escrever. Não escolhe hora, lugar, intensidade; vem chegando sem avisar, tomando a cabeça, sufocando o peito. Que angústia...Vou perdendo pelo dia as ideias que surgiram e só me alivio quando chego em casa e posso abraçar o violão, rastrear umas notas, vasculhar melodias ou simplesmente rabiscar desenhos e palavras, me enganar entre palavras, imagens e sons.
Quando ela chega, sou plena! Não importa muito o que está acontecendo, qual música virá, qual a forma do rabisco, qual cor, verso ou prosa. Se feliz, triste, complexa, se cheia de contradições ou palavras bobas, se os traços saírem tortos e imprecisos; importa que naquele instante eu sou viva e sou completa. Deixo o inconsciente trabalhar, deixo a letra vir, a melodia brotar, as cores conversarem. E mesmo que venha de uma grande desilusão ou de uma angústia gigantesca; é sempre bem-vinda.
A inspiração torna a vida suportável. Ela mergulha em beleza o sentimento mais desprezível e a realidade mais fugaz. Quero tê-la sempre, que sê-la sempre! Abro agora o peito para novas invasões; que venha! Gosto de derramar seus frutos com palavras, gestos, canções avulsas. Ou então, com o simples silêncio. Se inspiro ou se respiro, me inspiro. E me transformo!

"E o peito meu
Fibra por fibra
Apaixonado vibra
Com prima e bordão
E é aí que eu
Sinto a mão de Deus
Na minha mão. "

Música de Raphael Rabello, letra emocionante dele e do poeta Paulo César Pinheiro. Para inspirarem-se:

http://www.youtube.com/watch?v=27avitG3EAw

Um comentário:

  1. Uau, esse texto foi demais!!! E de fato a inspiração deixa a vida suportável.Simplesmente adorei!!
    Simplesmente inspirador!

    ResponderExcluir