sexta-feira, 4 de junho de 2010

Sobre gostar de ler


Sim, eu gosto de ler! Sem querer parecer cult ou qualquer coisa do tipo.

Sempre gostei de ler tudo que via pela frente: placas, rótulos, revistas. Meu pai conta, por exemplo, que quando eu tinha que esperar alguma consulta, aos 3 anos de idade, folheava as revistas e assim ficava quietinha. Depois passei para a Turma da Mônica, de que gosto até hoje.

Na escola, descobri a biblioteca e os livros com uma amiga, que lia no mínimo 2 livros por semana. Os mais lidos, claro, eram da coleção Vagalume. Na época, a gente procurava os títulos em um monte de gavetinhas-arquivo, com a ficha de cada livro (título, autor, data, às vezes, um breve resumo).

Até hoje, as bibliotecas me fascinam, seja pelo cheiro, pelas pessoas, pelos livros. A biblioteca pública (a da Praça da Liberdade) tem pesquisa pelo computador, aula de informática para a terceira-idade, contadores de histórias nas manhãs de sábado no setor infanto-juvenil, cheiro de livro antigo, lançamentos, funcionários bacanas e gente de todo tipo. E ainda mantém lá as gavetinhas com as fichas - o que me atinou sobre a passagem do tempo certo dia desses.

Eu não leio, portanto, por obrigação. Leio por gosto. Às vezes porque estou sem sono, e aí vou lendo até que não sei mais em que linha estou e as letras já não formam palavras. Daí, tenho que ler tudo de novo no dia seguinte. Ou então vou lendo por curiosidade, como hoje: li 120 páginas de uma só vez.

Sendo assim, acabo de confessar que minha meta de 30 páginas/dia não é nenhum sacrifício, embora o fator tempo não esteja muito a meu favor. Que sirva de incentivo a outras pessoas!

Agora vou lá, que preciso terminar o livro!

PS: o livro que não consigo parar de ler é de Ariel Dorfman, sobre a Avareza, da Coleção Plenos Pecados.

(na imagem, campanha portuguesa de 2007)

2 comentários:

  1. Li e não gostei, infelizmente.

    Acontece...

    ResponderExcluir
  2. Vivas à leitura!
    Mais sugestões: "Um copo de cólera", de Raduan Nassar; Dostoievski (ainda não li e está na minha lista).
    Comecei a ler, hoje, na sala de espera, "O pequeno príncipe" e estou amando. Vou continuar lendo hoje, mais tarde. "Macunaíma" tá na fila

    ResponderExcluir