quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pra escanteio


Existem assuntos que não despertam muito o meu interesse. Um deles é o futebol. Só que, inevitavelmente, a bola rola quase toda quarta-feira nas proximidades. Daí, não tem como não saber que tem jogo, assim como não dá pra fingir que os fogos não atrapalham as aulas e que morro de medo de ir pra casa nesses dias.

Diante disso, passei a torcer contra os times da casa. "Se eles perdem, a chance de voltarem ao Mineirão são menores", pensei. Mas se acaba um campeonato, logo começa outro, com toda a empolgação, a algazarra e, nunca se sabe, a violência e o desrespeito.

Felizmente, nada me aconteceu nesses dois anos e meio pegando ônibus tarde da noite. Mesmo quando o jogo é grande e o estádio fica lotado. O que me levou a pensar que esse meu pensamento negativo a respeito do esporte possa ser sinal de pura inveja da felicidade alheia. Porque não existe, além da religião, nenhum outro elemento tão capaz de reunir tanta gente numa mesma causa. Na torcida, o sentimento é compartilhado, todo mundo vibra, todo mundo sofre, todo mundo espera que o melhor aconteça. Mesmo com alguns jogadores de destaque, o jogo se faz graças ao desempenho das equipes. Enquanto um lado comemora, o outro culpa o juiz, o técnico, o mal tempo. Mas todos sempre juntos e dispostos a voltar na semana seguinte.

Quase ninguém se preocupa, nessas circunstâncias, com vazamento de óleo, corrupção, atentado, inflação, juros. Menos ainda querem saber das minhas aulas de estrela-do-mar, peixe, passarinho, sapo, tartaruga, crocodilo. Estudar pra quê?



Adendo:

Sobre a dedetização e os sem lar

Se a barata e a formiga não vão mais querer entrar na minha casa... Pô! Nem eu!

4 comentários:

  1. Achei muito bonito esse post.
    Apesar das suas maldições sobre o Cruzeiro...
    Estudar na UFMG significa conviver com eventos (de todos os tipos) no Mineirão e Mineirinho, juntamente com as bagunças ocasionadas. Quer gostemos ou não. Infelizmente, a gente TEM que aturar, ninguém nos pergunta se queremos ir embora do ladinho de malacos, ou se queremos fazer prova ouvindo foguetório... Arre...
    Futebol e festanças são mesmo a amnésia das responsabilidades...

    Sobre a dedetização, fiquei com dó... Só não sei se tive mais dó de você ou dos desalojados pequenininhos... Todos jogados pra escanteio..

    ResponderExcluir
  2. Bonito, né?! Sei...

    Sentimento quase compartilhado a respeito do futebol, certo?

    Quanto aos bichinhos, não duvidaria se você resolvesse defender suas amigas baratas.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    É... gosto de futebol mas, admiro sua capacidade de reunir pessoas de todo um país, especialmente na Copa (único momento em que assisto um ou outro jogo).
    Acho que agora você está de férias do Mineirão, né? Pelo menos por um bom tempo...

    hehe, super engraçado seu adendo. Apesar de eu ter de terminar com "opa, então já dá pra eu voltar pra casa".

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Opa... faltou o "não" no início da frase.
    NÃO gosto de futebol... hehehe

    ResponderExcluir