domingo, 28 de abril de 2013

Para ler no blog - Pegando emprestado!


JAIRO MARQUES
Para ler na escola
De nada valem aplicativos geniais e vídeos engraçados no YouTube se alguém não ensina o que é a ironia

Fico imaginando o quanto deve doer o "Coração de Estudante" do Milton Nascimento ao ser bombardeado com imagens de professores com suas caras arroxeadas que não param de aparecer na televisão, nos jornais, nas "internets" e nos hospitais.
Professor pega gripe de menino catarrento que dá bom-dia com beijo, faz curativo no atentado que se rasgou na hora do recreio, é o psicólogo preferido do adolescente meio "revolts" e o defensor-mor da igualdade no reino das diferenças que imperam em uma escola.
Agora, porém, o respeito, a consideração e a admiração ao mestre, valores intocáveis e inquestionáveis, parecem que estão sucumbindo a qualquer mimo, a qualquer charme, a quaisquer garotões ou garotonas bobos que se acham, mas que, no fundo, estão bem perdidos.
Professor é o cara que entrega para a gente, em alguns casos, quase de graça, uma chave universal que destranca portas ao longo de toda a trajetória de vida. Mesmo assim, a tranca da ignorância de quem acha que ensinar é algo ultrapassado parece estar ganhando adeptos com velocidade.
Quero ver o Google inspirar a pensar que, talvez, o segundo resultado de uma pesquisa seja mais íntegro e válido do que o primeiro link apresentado. Duvido que haja jogos on-line mais interessantes do que um bom debate sobre a danada da Capitu.
De nada valem aplicativos geniais e vídeos engraçados no YouTube se alguém não ensina o que é a ironia, o que são os efeitos da trigonometria, a importância do porto de Alexandria, a razão por que tantos buscam isonomia e os relevos da geografia.
Passou da hora de a galera do fundão reagir criando uma marchinha de agrado ao professor. E também é momento de os nerds fazerem uma campanha no ciberespaço de valorização do conhecimento.
As bonitas poderiam ajudar a dar um up no make caído que fazem para o "prô". A galera da timidez poderia preparar um grito bem gritado de "cheeeega", de cale-se e preste atenção, que é meu futuro o que está no gramado. Aos puxa-sacos caberia fazer redondilhas cheias de xodó.
Quando a violência não é mais um tema da rua e de ambientes hostis, em que a gente tem sempre um político safado a quem impor a responsabilidade, e começa a ser fotografada dentro do palco maior de aprendizado, a escola, parece que o futuro está avisando, com calafrios, que ficará doente.
Este texto não é para ser lido na escola porque vai cair na Fuvest nem trata de um tema modernoso, que não para de ser discutido nos mundos acadêmicos. Ele também não tem palavrão caprichado e escracho sujão para se morrer de achar bom, compartilhar com os amigos.
Ele só serve para lembrar e reafirmar que escola e professor são fundamentos que instigam acordar para fazer melhor, para ganhar mais uma dose de estímulo para ir além. Não é a história de um fulano em uma caverna distante que é afetada quando um mestre apanha de um aluno. É a história que você está construindo para seus filhos e para si mesmo.
Que as caras manchadas dos prófis sejam de tanto rir de conquistas daqueles a quem se doaram ou pela maquilagem escorrida de tanto chorar de orgulho por aqueles a quem se dedicaram. E desculpe-me do tom professoral.

Bombocado Jornalístico # 17

Oi, amores! A melhor notícia hoje é a da minha orquídea, que vai florescer em breve!

A pior, foi a frase do secretário-geral da Fifa, JÉRÔME VALCKE:

Vou dizer algo que é maluco, mas menos democracia às vezes é melhor para organizar uma Copa
restringindo o bom senso à primeira parte da frase

Já nos jornais da semana, tivemos bons bocados para além das manchetes trágicas. Vamos a eles:

Quando li este daqui sobre a meia-entrada, lembrei-me de uma fala de um grande amigo: "A campanha de popularização é uma grande ilusão! Quantos espetáculos acontecem na cidade, gratuitos ou com preços mais baixos que o da campanha?" - Pela generosidade espontânea - Juca de Oliveira, 27/04/2013

Livros 'somem' de estações em Curitiba (!) - Um mês depois da inauguração das tubotecas pequenas bibliotecas dentro das estações-tubo do transporte público de Curitiba, os livros vêm sumindo das prateleiras. Como não há prazo para a devolução, a prefeitura não fala em furtos. Afirma que as prateleiras demonstram o sucesso do projeto.

Simpatia não é tudo na vida: No afã de sermos cordiais, toleramos o intolerável e aceitamos o inaceitável só para não parecermos chatos O povo brasileiro tem a obrigação de manifestar à classe política sua indignação e seu inconformismo. Os políticos funcionam sob pressão. A expressão da opinião pública é mais poderosa do que parece. - Alexandre Vidal Porto, 27/04/2013

Um rei de muita coragem ou o Rei da Floresta - Apesar do agravamento da tensão na terra indígena ianomâmi, na Amazônia, o rei Harald 5º da Noruega ignorou apelos de autoridades brasileiras e foi visitar a área. O monarca conquistou a minha simpatia com esta viagem e também por ter desposado uma plebéia, Sonja Haraldsen, e ser considerado o mais pobre monarca europeu, com patrimônio estimado de 140 milhões de euros (via Wikipédia). - 26/04/2013

Tivemos um pacotão de bons textos sobre a maioridade penal, dois deles foram:
E eu com isso? Dá-lhe apartheid! A desigualdade funciona como o Fla-Flu da políti­ca: não há chance de diálo­go - Barbara Gancia, 26/04/2013
IrresponsabilidadesSempre há um trauma passado que "explica" e serve para evitar a responsabilidade - Contardo Calligaris, 25/04/2013
Leigos - Voltando um pouco no debate sobre as internações involuntárias - Ruy Castro, 24/04/2013
Ditadura do canudo - Talvez esta seja a hora de ajudar o jovem a se comprometer com suas escolhas e a perceber que a felicidade se encontra mais facilmente na vida pessoal do que na profissional. Esta oferece a possibilidade de reconhecimento social. Será que temos ensinado aos mais novos a importância da atuação social? - Rosely Sayão, 23/04/2013

Por hoje é só, pessoal!
Beijos.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

# Quero!

Quero ver também! (piadinha besta!)

O autor austríaco foi muito bem recomendado por Guilherme Brendler, na Folha de São Paulo. Zweig veio ao Brasil e o caracterizou como "um país do futuro". Quem conhece?

Traduzido para diversas línguas e com inúmeros filmes baseados em sua obra (mais de 40, pelas contas de Dines), Stefan Zweig foi o principal autor a escrever biografias e novelas pelo viés da psicanálise.

domingo, 21 de abril de 2013

Bombocado Jornalístico # 16

Oi, pessoal! A vida tá boa, né?! Nem eu aqui, nem ninguém pra comentar... Sei como é... Mas vou continuar escrevendo sobre os bons bocados do caminho.

"Vejo a natureza como uma estrutura magnífica que podemos compreender apenas imperfeitamente e que deveria inspirar em qualquer pessoa com capacidade de reflexão um sentimento de humildade."
Einstein - por Marcelo Gleiser, 21/04/13

A Grande Muralha Verde - Um projeto não muito recente, mas muito grandioso. Revolucionário e bonito!

Por que não pensamos nisso antes? - A oferta abundante de métodos de planejamento familiar e da contracepção de emergência não vai, é claro, zerar a ocorrência de abortos. Mas, considerando que há alternativa menos traumática para a mulher e menos controversa para a sociedade, seria um erro não massificá-la tanto quanto possível.
Avanços na prevenção da gravidez talvez não sejam suficientes para transformar o aborto numa relíquia, mas bastariam para evitar uma boa dose de sofrimento. - Pílulas para todas, 18/04/13

Cada vez mais fã da Denise Fraga: A vida jorra, 16/04/13

# Quero!

No último amigo oculto nosso, achei estranho que minhas amigas confessassem ter muita dúvida sobre qual livro me dariam. Coincidentemente, a Leiliane me presenteou nos dois encontros que fizemos e acertou das duas vezes. Livros perfeitos! E muito diferentes daqueles que eu escolheria! Muito enriquecedor!

Mas, por causa da dúvida delas, e pegando carona numa série de posts que a Keylla já fez no blog dela, quero deixar registrados aqui alguns dos títulos que ainda pretendo ler. É bom que não esqueço! Bom também porque posso saber a opinião de vocês antes de comprá-los. Posso contar com os pitacos? A partir de agora?



Fiquei bastante curiosa com este aí. Será que encontro?
O título em português ficou: A origem do homem

Poesia de abril

http://www.youtube.com/watch?v=u4nzDWgsSN8
Sonata ao Luar
Manoel de Barros

Sombra Boa não tinha e-mail.
Escreveu um bilhete:
Maria me espera debaixo do ingazeiro
quando a lua tiver arta.
Amarrou o bilhete no pescoço do cachorro
e atiçou:
Vai Ramela, passa!
Ramela alcançou a cozinha num átimo.
Maria leu e sorriu.
Quando a lua ficou arta Maria estava.
E o amor se fez
Sob um luar sem defeito de abril.

Bombocado Jornalístico # 15

Na semana deste bombocado, fui pra roça ver meus avós. Então o post atrasou e eu fiquei mais assim... em clima de roça mesmo. O descanso foi bom!

Se eu já não era fã dos repelentes... fiquei menos ainda! Anvisa veta desenhos em rótulo de repelente infantil: objetivo é evitar intoxicação de crianças; fabricantes são contra mudança - 09/04/13 (por mais contraditório que seja estar na roça e não usar repelente!)

A cena do fogão de lenha dominado pela minha mãe vale todos os passeios. E a comida não deixa por menos. Mas a cozinha... bem disse a Nina Horta: "Doces para os doceiros, bolos para os boleiros. Que cada um se arranje do jeito que pode, do jeito que seu bolso alcança e, se o amor pela cozinha é muito, ainda vai dar certo." - 10/04/13

No interior a gente se cumprimenta, né?! ôpe! Tarde! Você cumprimenta as pessoas no dia a dia? Já viu seu vizinho hoje? (Gostei do título, gostei do texto) - 11/04/13

Embora seja mais óbvio pensar que o estilo de vida dos pais influencia os hábitos dos filhos, um estudo mostra que orientações sobre estilo de vida saudável transmitidas às crianças provocam mudança nos hábitos dos pais - 14/04/13

A volta pra cidade nem foi tão boa assim... posso voltar?

domingo, 7 de abril de 2013

Bombocado jornalístico # 14

Diferentemente do que sempre procuro, hoje quero registrar minhas linhas "vazias", ou de silêncio, para os casos de trânsito ocorridos no Rio de Janeiro nessa semana. Foram, no mínimo, chocantes e merecem um momento de reflexão.








Medo que dá medo - Rosely Sayão, 02/04/13
Como nossos pais- Denise Fraga, 02/04/13

As perspectivas das pessoas com transtorno do espectro autista e as dos outros são muito diferentes, como se estivessem em lados opostos de uma porta fechada. Por isso, insisto muito na questão da inclusão nas escolas regulares desde pequenos e mediada por profissionais habilitados para promover a saudável interação entre todas as crianças.

Quando saber conviver com o deficiente se transformar em um hábito simples e comum, a sociedade será de fato inclusiva. Alguns autistas têm a sorte de já viver em um microambiente assim. É pouco. O essencial é realizar campanhas públicas para esclarecer e educar o conjunto da população desde já. Parafraseando o slogan da reunião das Nações Unidas sobre deficiência e desenvolvimento: quebrem-se as barreiras e abram-se as portas do isolamento social por meio do conhecimento.

Novo desejo para as leituras mensais: Missing out: In Praise of the Unlived Life, sugerido por Contardo Calligaris - 04/04/13

As cidades não precisam ser feridas na crosta do planeta, onde se agrava a crise civilizacional. Podem ser fontes de inovação e criatividade, laboratórios de soluções sustentáveis. (...) Nas eleições de 2012, vários candidatos a prefeito assinaram compromisso com essa segunda opção. Os que se elegeram podem ficar certos de que ninguém precisa fazer críticas e cobranças, a própria realidade de suas cidades se encarregará disso.
Marina Silva - 05/04/13


Santo ou Satanás? - Dentre todas as manifestações sobre o Feliciano, uma mais neutra e até interessante. 07/04/13

Por fim, embora muito mais importantes, dois bons bocados lindos de chorar:

Bombocado Jornalístico # 13

Eu e André participamos da "hora do planeta"
Peço desculpas por não ter conseguido avisar a tempo.
Pesquisadores tentam reverter extinções de espécies de animais - Entre boas intenções e algumas maluquices, testes levantam debate sobre interferência na natureza e justiça com animais dizimados por ação do homem - 25/03/13

Olhem só o bom design, meninas! E a sua "graça salvadora"! - Tom Brady, 25/03/13

Novas formas de aprender e ensinarO processo amplificado pelas novas tecnologias faz com que o professor não seja mais o único detentor do saber. Ele deve tornar-se um mediador das diferentes fontes e formas de aprendizagem, função muito mais complexa do que a de um expositor de conteúdos. Trata-se de uma pedagogia descentrada, participativa e colaborativa, em que informações e conhecimentos se conectam, se multiplicam e voltam a se conectar gerando novos conteúdos e formatos.
Para fazer da tecnologia uma aliada da educação, é preciso vencer o medo do novo e superar a cultura imobilizadora da queixa. É preciso caminhar em direção a uma cultura da potência. Esse movimento cria um novo paradigma para a profissionalização dos professores.
Ao se atualizar o perfil do professor, dando-lhe condições de responder às demandas educativas que a sociedade espera da escola, resgataremos a valorização docente e a função imprescindível que esses profissionais exercem para a construção do país que queremos. - Maria Alice Setubal, 27/03/13

Sexta-feira da Paixão - Por que se usa a palavra "paixão" para nomear esse martírio?Pasquale Cipro Neto, 28/03/13
Passagem - Um desejo de Feliz Páscoa! - por Marina Silva, 29/03/13
 Travessuras literárias - Ruy Castro, 30/03/13

terça-feira, 2 de abril de 2013

Bombocado jornalístico # 12

Oi, gente! Desculpem meu duplo atraso, por favor! Estou lendo, mas não escrevendo. 

Na semana passada, tive muita vontade de compartilhar com vocês um feito inédito pra mim: consegui me lembrar de dois textos  durante uma aula sobre o sistema nervoso. Fiquei muito orgulhosa das minhas leituras e da minha memória! E parece que os alunos gostaram! Estou aprendendo! Como é com vocês? Vocês comentam sobre o que leem? Conseguem se lembrar de um texto ou do trecho daquele livro no momento oportuno?

Na semana do dia 18 ao dia 24 de março, tivemos estes bons bocados aqui óh:

Experiência coletiva: Um celular pode tocar, alguém pode tossir, um grito pode soar no meio da plateia e um ator pode morrer - Por Denise Fraga, 19/03/2013

Jardinzinho universitário: O comportamento adolescente está começando cada vez mais cedo e não tem prazo para terminar - a universidade está mudando ou eu estou ficando velha... não sei como acompanharemos estas novidades. Por Rosely Sayão, 19/03/2013

A forte natureza feminina: Loucas, vibrantes, sujas, descabeladas, frágeis, poderosas, ainda assim tinham que cozinhar - sobre os poderes femininos naqueles dias. Por Nina Horta, 20/03/2013

Chovendo no molhado: A Mona Lisa não precisa do Louvre para ser obra de arte; é o Louvre que precisa dela para ser museu - bom texto sobre o conceito de arte! Por Ferreira Gullar, 24/03/2013

Empreendedor juvenil - Vale a dica para que antes de abrir o próprio negócio, os jovens procurem uma oportunidade realmente efetiva, fruto de muita pesquisa com os potenciais clientes. E que também busquem mentores, empresários mais experientes que possam lhes auxiliar na gestão do negócio. Para isso, manter uma boa rede de contatos é fundamental. Por Tales Andreassi, 24/03/2013