sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Envolver-se vale um livro!

Então, minha gente! No sorteio de novembro, participa quem se envolve! Vale se envolver com a família, com a(o) namorada(o), com os amigos, o cachorro, o periquito e o peixe de aquário... com os estudos, com o trabalho, com a ciência, com a causa... com a alimentação, com a saúde, com a vida... com a festa, a dança, o esporte, o passeio... com outras pessoas, com as crianças, com os bichos, com as plantas... com a leitura, a música, a imagem, a cena...

Fácil demais desta vez! Para participar, portanto, basta clicar no link "envolvidos", ao final deste texto, e contar pra mim com o que você se envolve! O livro a ser sorteado no próximo dia 30 será de Lygia Fagundes Telles, Antes do Baile Verde, uma reunião das narrativas mais bem sucedidas escritas pela autora entre 1949 e 1969. 



As situações narradas são as mais diversas. Em "A caçada", um homem fica a tal ponto intrigado com uma velha tapeçaria encontrada num antiquário que acaba por mergulhar na cena retratada na peça, como se tivesse participado dela numa outra vida ou numa outra dimensão. Já no macabro "Venha ver o Pôr-do-Sol", um rapaz leva sua ex-namorada a um jazigo de família abandonado. Conflitos amorosos também são tema de "Apenas um Saxofone", "Um Chá bem Forte e Três Xícaras", "O Jardim Selvagem" e "As Pérolas". Mas o enfoque é sempre diverso e surpreendente. Em "O Menino", por exemplo, uma infidelidade conjugal é observada de modo oblíquo, pelos olhos de um garoto que vai ao cinema com a mãe.


O escopo humano e literário de Lygia não se restringe, contudo, aos dramas de casais. "Natal na Barca" é uma pequena parábola, com final epifânico. "Meia-noite em Ponto em Xangai" é o balanço que uma prima-dona da ópera faz de sua vida solitária e vazia. Em "O moço do Saxofone" um motorista de caminhão hesita em ir para a cama com uma mulher casada numa pensão de beira de estrada. Em "A Janela", um louco visita um bordel dizendo que é a casa onde seu filho morreu. 

Com sua prosa segura e elegante, alternando com desenvoltura gêneros e vozes narrativas, a autora expõe, no mais alto grau, sua capacidade de seduzir e emocionar o leitor.

"Essas pequenas obras-primas, de tão fremente inquietação íntima e que exalam um desespero tão profundo, ganham a clássica serenidade das formas de arte definitivas." - Paulo Rónai

"Lygia Fagundes Telles sempre teve o alto mérito de obter, no romance e no conto, a limpidez adequada a uma visão que penetra e revela, sem recurso a qualquer truque ou traço carregado, na linguagem ou na caracterização." - Antonio Candido

Bom... eu costumo estar sempre envolvida com muitas coisas, né?! Duas faculdades, estágio, cachorros, minhocas, plantas, dança, leitura... O Jean... Minhas amigas e amigos, minha afilhada, a Mari e o Dudu... Pessoas do meu convívio, leitores do blog... O blog! Alternativas de alimentação saudável, práticas mais sustentáveis... E ainda pretendo me envolver muito mais, em projetos sociais e ambientais, por exemplo. Ufa!

E você? Com o que você se envolve?

Quem for ao I Encontro de Envolvidos pode até escrever sobre ele aqui! Fica a dica!

Estou curiosa com as respostas de vocês! Boa sorte a todos!

Beijo.

6 comentários:

  1. Amei este post de gente entendida do assunto falando bonito pacarái.
    Fiquei em polvorosa pra ler esse livro!

    Atualmente, estou envolvida com Martini (imediatamente), faculdade, laboratório (de pesquisa. 2 prijetos, lá vou eu!), estágio em escola, namorado novo em folha (beijo pro bofe fofo!), família (sim, me dando bem e me aproximando de pessoinhas), bicho-pau (own!!! minhas filhinhas!), blog da Pri, blogs gays (alô pra Katylene, Morri de Sunga Branca e Te Dou um Dado!), novos amigos, velhos amigos, vida um pouco mais despreocupada recém descoberta...

    ResponderExcluir
  2. Ultimamente tenho me envolvido em tanta coisa que acabo por não terminar nada.
    Me envolvo com meus aluninhos lindos (bj pra galerinha do COLTEC), me envolvo com meu trabalho (na verdade mais com meu chefe), me envolvo com meu namorado lindão...
    ps: ops fui reler o que acabei de escrever e reparei que tudo tem um lado sexual... para os que me conhecem essa sou eu sexual ao extremo (disse sexual e nao bonita kkkk).
    estou tão envolvida que nao me aprofundo em nada, infelizmente...

    bj a todos os ex-namorados malditos de todas nós. e moça que postou antes de mim...vamu encher uma piscina de martini e mergulhar para afogar as mágoas de fim de semestre kkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é simplesmente demais, adoro essa velhinha e sua maneira de escrever.. adoro msm! E meu conto preferido desse livro é chamado Os Objetos. E acho que sei ele de cor.. e já até comentei no blog.

    Com relação aos meus envolvimentos, esse semestre em especial foi e está sendo demais, pois pude e ainda estou me envolver em novas amizades, novo sotaque,estou me tornando um monstro nesse quesito,acho que sou uma das únicas pessoas nesse universo que consegue falar Baah, uai, faceiro, tchê, e trem numa unica frase.. Mas em fim, me envolvi com universidade nova, me sentindo novamente calouro, que aqui é chamado de bicho, e acredite é mt melhor ser chamado de calouro do que de bicho, me senti humilhado ao ser confundido inúmeras vezes..rsrs
    Estou me envolvendo com minhas queridas ilustrações que tantas alegrias me proporcionaram...
    A oportunidade de Ilustrar um livro e não podia de comentar que estou apaixonado, as estrelas, a cada dia me encanto mais com a astronomia, e meu próximo envolvimento será a compra de um telescópio.. Só para admira-las com maior nitidez...

    BJo grande ^-^

    ResponderExcluir
  4. Ô, meu bem!! Estou envolvido com tanta coisa que dessa vez fico de fora, visse?? Mas volto em breve...

    ResponderExcluir
  5. Neste semestre estou envolvido com meu trabalho, tentando agora escrever dois artigos, envolvido também, e muito, com minha namorada linda, a Pri Pacheco! Bjo meu amor!

    ResponderExcluir
  6. então, como não podia deixar de comentar, ha 2 fins de semana me envolvi em algo completamente novo.
    Fui a companhar minha amiga Priplim e sua dignissima mae ao Encontro de Envolvidos. Meu deus como eu queria me envolver kkkkk. brincadeirinha.
    Mas então galera não deixem de participar do proximo encontro pq esse foi maravilhoso, além de passar um tempo com os amigos aproveitei para colocar em prática meu lado pscopedagógico, resumindo brincamos horrores com os livrinhos infantís.
    Bom galera acho que é isso que eu tinha para contar.
    Nas férias vou ter mais tempo então me envolverei mais com vcs.
    bjs a todos

    ResponderExcluir