terça-feira, 8 de novembro de 2011

Alegria tem nome?

Encontrei essa pergunta no livro Luna Clara & Apolo Onze, da Adriana Falcão. No auge do romance, Doravante (o pai) encontra Luna Clara (a filha), depois de muita expectativa ao longo da estória. Para descrever a cena, a autora lança a questão: "Como era o nome daquela alegria?".

"Alegriaflor? Alegriapresente? AlegriaNatal? Alegriacarnaval? Alegriadoce? Alegriaamor? Alegrialua? Alegriacanção? Alegriabeijo? Alegriamaiordomundo? Alegriasimplesmente?"

"Que tal felicidadederramante?"

Fiquei um tempo, então, pensando em todas as formas de alegria que podemos ter, sendo que nem todas elas são facilmente descritas ou justificáveis. Nem sempre encontramos palavras para definir nossa alegria. Nem sempre ficamos alegres por motivos (nomes) lógicos.

Contudo, o fato de a alegria não ter um nome / uma descrição não impede que as outras pessoas percebam esse nosso sentimento. Por causa disso, muitas vezes também somos contagiados por alegrias que não eram nossas!

Nesse sentido, podemos refletir sobre a nossa influência na felicidade global. Ao mesmo tempo que existem pessoas tristes, existem aquelas que estão alegres a cada novo dia. Mesmo que esteja tudo cagado, que queiramos sair daqui, ou que o crescimento percentual dos ricos, no Brasil, seja maior do que o dos pobres, e por não sermos especiais, nossa forma de amar o próximo é, basicamente, nos mantermos alegres todos os dias.

Pergunta

Quero sugerir uma pergunta para vocês, leitores do blog. Sinto falta da participação de vocês entre um sorteio e outro. =)

Qual o nome da sua alegria?

# Texto escrito para um trabalho da dança. Muitas vezes a minha alegria tem este nome: DANÇA!
# Keylla, esse texto foi confessadamente influenciado por uma atitude sua! =)
# A imagem é para demonstrar minha admiração pelo trabalho dos Doutores da Alegria e por muitos outros projetos dispersores da alegria espalhados por aí.

6 comentários:

  1. Sabe que enquanto eu lia eu bem desconfiei da "inspiração", hehehe.

    E minha alegria ultimamente tem tido mesmo um nome: Perseverança.

    ResponderExcluir
  2. Daqui a +/- 1 mês minha alegria terá o seguinte nome: Formada! rsrs

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pri... minha alegria tem tantos nomes e sobrenomes...
    A deste momento exato se chama: Melissa. Minha primeira sobrinha que está para chegar ;)

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. A minha tem nome e sobrenome.

    Tem também outras alegrias: manhã ensolarada, amigos, conversas amenas, risos soltos, chocolates, tarefa cumprida, rir enquanto se molha numa baita chuva, noite bem dormida, comer pipoca assistindo a filme, brisa de domingo...

    Ass.: AlegrÍria

    ResponderExcluir
  5. AlegriaFirmamento, descobri a pouco tempo, quão prazeroso é parar e olhar as estrelas. Isso tem me proporcionado alegrias inéditas e infinitas enquanto duram. ^^

    ResponderExcluir