sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Você canta com o diafragma?

(ilustração caseira, precisava traduzir isso em imagem!haha)
Ao ouvir essa pergunta logo imagino uma boca surgindo da minha barriga e soltando um “I love yooooouuuu” em alto e bom tom!
Esta é uma das maiores gafes que todo cantor é obrigado a escutar uma vez ou outra ao longo de toda a carreira. Melhor que responder com grosseria: “não, canto com a boca”, é explicar à pessoa leiga o papel brilhante do diafragma quando emitimos qualquer som. Além de render uma boa conversa, o amigo questionador jamais vai perturbar outro profissional com a perguntinha senso-comum.
Vamos lá?
O canto envolve, na verdade, todo o nosso corpo. A postura e a tensão ou relaxamento de cada músculo influem na boa emissão da voz assim como doenças de estômago, desvio de septo, sono mal dormido, etc. Mas os sistemas mais diretamente envolvidos e, por assim dizer, mais importantes, são o digestivo e o respiratório. O som da nossa fala, essencialmente, nasce do movimento dos nossos pulmões. Veja bem:
O diafragma é um músculo, um dos principais responsáveis pelo controle da nossa respiração. Ele fica logo abaixo dos pulmões e funciona como uma cama elástica, expandindo e comprimindo nossos preciosos “balões de ar”.
Por que ele é tão importante para o canto? Oras, o canto é algo mais que a respiração direcionada! O som é produzido pelos movimentos das nossas pregas vocais (alguns chamam de “cordas vocais”, mas este termo está caindo em desuso) e só existe devido à passagem de ar por estes musculuzinhos que vibram. Depois, ao ser moldado pela boca, lábios, língua e ao passar pelas cavidades de ressonância*, o som ganha cor, brilho e força. Mas onde está sua origem? No sopro da vida!
Então, quanto melhor controlarmos nossa respiração, melhor podemos cantar. Mais domínio teremos de cada nota entoada, da sua duração (que chamamos de fôlego), firmeza e brilho. E IMPORTANTE: respirar corretamente (entre outros fatores) garante a saúde da nossa voz.
Exercendo o controle sobre o diafragma (e também sobre outros músculos envolvidos com a respiração) direcionamos o esforço para os pulmões e “aliviamos” as pregas vocais, deixando-as livres de desgastes desnecessários. Este controle é conhecido como “apoio respiratório”. Aliás, é uma técnica essencial, já que o excesso de trabalho das pregas vocais pode provocar doenças e gerar calos que em alguns casos são removidos apenas com cirurgia. Eu mesma já tive um e, bom, achei terrivelmente desagradável ficar 7 dias sem emitir absolutamente nenhum som para salvar minha voz, durante a recuperação. Ou seja, aconselho à todos, profissionais da voz ou não, a cuidarem com muito carinho daquilo que é fundamental para nossa comunicação com o mundo!Boa idéia, hein? Na próxima coluna vou até postar sobre como cuidar dela direitinho.
Pois bem, o diafragma exerce uma função importantíssima no canto e na fala. Agora, ao invés de perguntar se alguém “canta com o diafragma” você já podem dizer aos seus ídolos que eles “têm um ótimo apoio respiratório”. Ninguém aqui vai ao show de uma barriga cantante, certo? Nada de gafes. Fica a dica! ;)

*Cavidades de ressonância: são como a caixa do violão que é o corpo de madeira do instrumento responsável pela amplificação do som. No nosso corpo, as principais são: pulmões, para notas graves e médias, e cabeça para notas agudas. Além disso, a região nasal pode ser usada para realçar timbres metálicos.

Referência : http://ocantodocanto.blogspot.com/2007/08/curiosidades.html

4 comentários:

  1. Hahahaa... Muiuto legal!! Mas confesso que, mesmo sabendo disso tudo, sem querer já me escapuliu a tal afirmativa-gafe.... Aquela coisa de ter que lutar pra corrigi uma informação erradamente aprendida...

    Abraços!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!! Pena minha voz é desafinada geneticamente e não poderia aproveitar as idéias cantando músicas por aí, sem tomar pedradas(rsrs)


    Mas as idéias são fundamentais para que toca tbm instrumentos de sopro!

    ResponderExcluir
  3. Que bom que gostou, Marcelo!Realmente, os instrumentistas de sopro também sabem da importância de um bom apoio respiratório!

    Já a Desafinação é um assunto interessante para a próxima coluna!

    Só para adiantar:

    Às vezes o pensamento "biológico" engana e nos faz crer que é natural algo que o treino pode mudar..

    ResponderExcluir
  4. eu estou começando uma carrera de cantor agora o noem da nóssa dupa é Joao Paulo & Matheus e agente todo dia estamos pegando apoio na internét valeu ai pelas dicas ;)

    ResponderExcluir