sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Qualquer um pode cantar bem?

(ilustração minha)
Há pessoas que lamentam não ter uma voz bonita, choram por ser desafinadas ou se deprimem por não conseguirem acompanhar nem mesmo o parabéns para você. Apesar disso, adoram cantar e guardam dentro de si um desejo enorme de ser um bom cantor! É possível?

Um professor meu costumava dizer que a diferença entre o talentoso e o não-talentoso é simplesmente o esforço. Um terá mais facilidade que o outro para alcançar o mesmo resultado, mas ambos são capazes de realizar os mesmos feitos! Porém, um talentoso pouco esforçado pode até ser ultrapassado por aquele que se dedica. Um dos segredos, sem querer cair no senso comum mas já esbarrando nele, é treino, treino, treino, disposição para aprender e vontade de superar os obstáculos.
Quando digo que qualquer um pode cantar, eu me lembro do tanto que evolui durante todo esse tempo e de tantos outros cantores quais vejo crescer e se aperfeiçoar a cada dia.
Existem claro, pessoas que parecem ter nascido e, ao invés de chorar, ter cantado. Como a pequena Giulia que ficou famosa por cantar perfeitamente afinada e com uma delicadeza que só pode existir na voz de uma criança de SEIS ANOS!Não consegui postar o vídeo dela aqui, procurem no youtube por Giulia Soncini!

Fenômenos como esse são difíceis de ser explicados e é nessas horas que acreditamos na existência do Dom.rs

Mas enfim, o que quero dizer que quando achamos que cantamos mal, exitem várias características do canto que podem nos estar transmitindo esta impressão:

Voz "feia"?

Talvez o cantor possua um timbre peculiar, fora dos padrões daquilo que é considerado "bonito" e "agradável" pela sociedade.
Lembrando que essa classificação é muito subjetiva e culturalmente construída. Muitas pessoas acham que Chico Buarque "canta mal" porque na verdade não gostam da voz dele. Apesar disso, sabemos que ele é extremamente afinado e defende muito bem suas composições! Outros acham terrível a voz rouca de Janis Joplin enquanto os fãs a consideram incrivelmente expressiva e totalmente compatível com o gênero Rock/blues. Gosto é gosto, cultura é cultura!

Falando em desafinação...

Esse pode ser um grande problema. É um dos defeitos mais evidentes de um cantor e raramente passa despercebido pelos ouvidos mais leigos. Calma! Não é uma assombração imortal, invencível!
Há vários motivos para uma pessoa ser desafinada: ouvido mal treinado, falta de técnica/treino ou problemas (mais raros) biológicos. Mas este é um assunto delicado e complexo.Aos interessados, não deixem de consultar o site http://silviasobreira.com/silvia/pt/livro.php da especialista em desafinação Silvia Sobreira. Fiz uma oficina com ela em Ouro Preto sobre o assunto e posso afirmar que vale a pena dar uma espiada no seu trabalho para lá de esclarecedor. No site tem uma entrevista dela no programa do Jô Soares. Muito boa!

Vergonha?

É, essa danada atrapalha muito! Para cantar precisamos estar relaxados e confiantes. Do contrário, o nervosismo e a insegurança ficam claros na nossa voz. A tensão contrai nossos músculos e bloqueia a respiração. A dica é: confia e entrega! Errar é o caminho para o aprendizado. Chute o medo pela janela; experimente, teste, brinque com sua voz.Incomode seus vizinhos agora para depois ser aplaudido pelo mundo todo!haha!



Não desista! Se você quer cantar bem, você vai cantar bem. Só não vale abandonar o barco! E outra coisa; quanto mais você aprende, mais você tem a aprender. O crescimento nunca acaba a não ser que você atinja a perfeição. Se você fizer isso, me avise que vamos todos construir um templo e louvá-lo eternamente!haha!

Importante: o acompanhamento por um profissional do canto é essencial para que você evolua sem prejudicar sua saúde vocal!

Bom treino! ;)

7 comentários:

  1. O melhor vídeo da Giulia Soncini é dela pequenininha falando com o Papai Noel pelo telefone. Simplesmente maravilhoso. Sei que isso não tem nada a ver com a temática, mas é lindo =]

    ResponderExcluir
  2. Boa, ate eu agora acho que posso cantar.

    EEEEEEEEEEEEEuuuu vou pro sertão dançar forróoooooo hehehe

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, e como vc disse, se vc realmente deseja cantar bem treine e estude bastante, como tudo na vida que queira fazer bem feito !!

    PS:Adorei seu desenho! As cores foram feitas no PC?!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de cantar, e canto até gravo, mas eu desconheço a minha voz cantando, acho até bonita mas é engraçado se ouvir e estranho, mas continuo e divirto me...

    ResponderExcluir
  5. Bom, mas eu não quero cantar... Nem no banheiro.... hehehe

    ResponderExcluir
  6. Cara, muito obrigada. Desde que eu me apaixonei por musicais fiquei com um grande desejo de cantar. Ah, e eu acabei de ler uma matéria na revista Super Interessante que diz que o segredo da boa voz está no cérebro das pessoas. Isso quer dizer que qualquer um pode cantar

    ResponderExcluir
  7. Sempre gostei de cantar, mas nunca gostei da minha voz. Meu sonho eh ser cantora e eu ja chorei mt so de pensar q nunca vou conseguir. Essa materia me ajudou mt, me fez acreditar um pouco mais em mim. Só quero dizer obrigado, sinceramente obg ❤

    ResponderExcluir