domingo, 26 de dezembro de 2010

Da natureza pra nossa ceia...

... pra nossa mesa!

Leia com o estômago!!!

Nham!




Mudando de pratos salgados para receitas doces, testei um bolo muito exótico de gengibre. Não consegui entender a parte das pêras caramelizadas e, portanto, não fiz. Mas tenho certeza de que ficaria fantástico com as pêras e o sorvete. Se alguém entendeu, me ensina?!

Sim... promessas fiz...


Para aqueles que, assim como eu, já pensaram nas resoluções de ano novo e prometeram reclamar menos da vida em 2011, deixo uma citação de Madrapur:

Schön ist's vielleicht anderswo
Doch hier sind wir sowieso.
(em alemão)

Com traduções:

"Talvez estivéssemos bem alhures,
Mas enquanto aguardamos, é aqui que estamos".

ou

"Um lugar onde estaríamos bem talvez exista,
Mas, apesar de tudo, é aqui que estamos".

Em 2011, onde quer que você esteja, seja feliz!!!

Nota: estarei em Guarapari no reveillon!!! Ha! Farofa feliz!!!

sábado, 25 de dezembro de 2010

Feliz Natal e Ano Novo


Resolvi fazer um cartão de Natal assim... mais abrasileirado porque morro de dó do bom velhinho todo encapotado nesse calorão nosso... e, francamente, pinheiro e neve não combinam também, né?!

Desse modo, por sugestão de um professor de cursinho alguns anos atrás, elegi o saci como o meu, o nosso, Papai Noel. Ele tem gorro vermelho, usa menos roupa, vive nas matas, é misterioso e faz travessuras. A sua função inclui ainda controle, sabedoria, e manuseios de plantas medicinais, sendo atribuído a ele o domínio das matas onde guarda as ervas sagradas. Logo, costuma confundir as pessoas que não pedem a ele a autorização para a exploração das matas.

Nosso pinheiro passa a ser a araucária, muito nossa, lá do Sul, com cerca de 3% restantes de sua ocupação original. De qualquer forma, por favor, não esquentem as plantinhas com tantas luzes! Iluminem a casa ou a arquitetura, mas não as plantas, coitadas!



E... se o saci se movimenta em remoinhos, não precisamos de trenó e, portanto, não maltratamos as renas. Os presentes serão devidamente entregues por esse moleque muito esperto, que gosta de esconder objetos e ficar invisível. Só quem acredita, recebe, sem excessos, aquilo que realmente precisa!

Feliz Natal!!! Que, em 2011, a natureza e a fantasia façam parte do nosso cotidiano!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Eu persigo o que falta...


Amo-te mais
quando menos espero

Não há amor
se busco em ti
o que não encontro em mim

Guarda isso pra 2011 e pro resto da vida!

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?


- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?

- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.

- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?

Envergonhado, o homem respondeu:

- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?

- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Entendimento

Confesso que levei um certo tempo para compreender o domínio que minha mãe fazia questão de exercer na cozinha. É evidente que, desde que eu nasci, a base de toda a dedicação dela pela família se expressa na comidinha gostosa que só ela faz.
Chega então uma inexperiente, bagunceira (=inexperiente) e vegetariana (=fresca) pra tomar o lugar dela?! Onde já se viu?!

Felizmente, nos demos muito bem dessa vez. A receita foi repeteco da primeira de todas, quiche de abóbora. Mas agora havia o toque especial dela e o nosso proveitoso entendimento no fogão. Ufa!

Adivinha o que isso significa? Receita da lasanha de berinjela em mãos!!!

2 berinjelas picadas em cubos grandes
1/2 cebola picada
1/2 pimentão picado
1 lata de molho de tomate
3 ou 4 tipos de queijo, ralados
Alho e temperos a gosto

Modo de preparo:

Refogar com um pouquinho de óleo e os temperos, a berinjela, a cebola e o pimentão. Tampe a panela para cozinhar um pouco.
Em um recipiente que vai ao forno montar as camadas da lasanha na seguinte ordem - 1. Molho de tomate; 2. Queijos ralados; 3. Berinjelas, cebola e pimentão; 4. Molho de tomate; 5. Queijos ralados; 6. Berinjelas, cebola e pimentão; 7. Queijos ralados.
Levar ao forno. Ahhh! Com um pouquinho de azeite por cima... huumm...

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Verdade ou Consequência


Enquanto o id e o ego liberam desatinadamente as minhas verdades...
... o superego aguenta as consequências.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A cozinha toda pra mim


Dessa vez, minha mãe liberou a cozinha pra mim e foi cuidar das plantas. Fiz o almoço tranquila e ainda fiquei satisfeita porque minhas plantas ficam felizes toda vez que minha mãe mexe com elas.

Por sugestão do Ita, a receita da semana foi salpicão vegetariano com falsa maionese. Uma delícia! Todos daqui gostaram.

Muito fácil de fazer. Não coloquei alho poró, nem salsão e nem cheiro verde, e ainda troquei as nozes por castanhas. O tempero foi um novo pra saladas que minha mãe comprou na feira.

Hesitei um pouco, mas a falsa maionese é muito saborosa, sem ovos e sem muito óleo (troquei as duas colheres de óleo por duas de azeite). Boa pro colesterol, né, Íria?! Com um pouquinho de pimenta do reino, ficou tudo de bom!

Assim, começo a me inspirar pro Natal que vem chegando...

domingo, 12 de dezembro de 2010

3 letrinhas


"Sim, são três letrinhas
Todas bonitinhas
Fáceis de dizer
Ditas por você
Nesse seu sim, assim
Outras três também
Representam não
Que não fica bem no seu coração"


Ao dizermos SIM ou NÃO frente a um questionamento que necessite de uma resposta positiva ou negativa, estamos sendo claros, diretos e sinceros (tá bom!, na maioria das vezes). Assim, não deixamos dúvida a quem pergunta e nos fazemos entender com apenas uma palavrinha (ou 3 letrinhas).

É como se eu perguntasse pra você que lê o blog se você gosta da minha proposta e do que eu escrevo. Se a resposta for curta, do tipo SIM ou NÃO, ótimo! Mas, se você diz "eu gosto", vou logo querer saber como, quanto, por quê. E esse "gosto" ainda depende do tom de sua voz, da entonação e do complemento (muito, pouco, mais ou menos, depende, loucamente...).

Portanto, levanto a bandeira das 3 letrinhas para os meus diálogos e espero passar a ideia adiante. Garanto que as conversas e as relações fluem com maior clareza e sinceridade! Sim?!

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Você realmente precisa descansar quando...

...não tem tempo nem pra ficar gripada!

Este feriado veio a calhar (coisa ou acontecimento que surgiu em momento oportuno vindo a propiciar bom resultado ou perfeita elucidação)! A vida tava que era uma bagunça só!

Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição (1) e Dia de Oxum (2)

1. Maria, Mãe de Deus, cheia de graça, lírio da inocência, mais pura que os anjos.

2. Orixá das águas doces, do ouro, da beleza; uma das esposas de Xangô (orixá da justiça e do trovão).

Diante das atrocidades da semana, só mesmo muita fé e todos os santos reunidos pra me fazerem crer que o mundo tem solução.

Pra quem não viu, essa semana torcedores mataram um torcedor do time rival e um aluno de faculdade particular matou o professor por causa da nota que tirou em um trabalho.

Para amenizar a vida, indico música de Mônica Salmaso - "Estrela de Oxum"... e poesia de Edimilson de Almeida Pereira e Ricardo Aleixo (do livro A roda do mundo)...

Oxum

Oxum é
velha
como a água,
velha
como a brisa.
Ela é a dona
do bronze.
A bela.
Ialodê de pele
nuito lisa.
Água que desliza
sobre
o corpo
do doente
e o separa
da doença.
Barulho de ouro,
se ela dança.
Ora iê iê!
Anda devagar.
nada com vigor.
Mulher de Xangô.
Sua mão de mãe.
Seu leve fluir
de água.
Ipondá, mãe
de Logunedé.
Ela torna boa
a cabeça má.
Enfrenta o poderoso.
Oxum Apará. Água clara.
Onde a chamem, Oxum
responde em Ekiti Efon.
No fundo e na beira
do rio.
A que possui as penas
de periquito.
Mãe dos peixes.
Mãe dos pássaros.
Rio que não seca.
Que não sejam
para mim
as penas
deste mundo.

domingo, 5 de dezembro de 2010

A hora e a vez da berinjela

AVISO IMPORTANTE: não queira disputar a cozinha com a fêmea dominante!


Pois é... antes de pensar na receita do fim de semana, achei muitas berinjelas na geladeira. Ótimo! Pensei: "Tem aquela lasanha de berinjela que eu adoro e minha mãe pode me ensinar a fazer". Pedi pra ela, claro! Como no sábado a gente não costuma almoçar em casa, fiquei tranquila em relação à cozinha. Comidinhas gostosas, só no domingo mesmo. Além do mais, aprender tudo com a mãe é muito mais fácil que ficar testando.

Haha... quanta ingenuidade! Não é bem assim que funciona. Se uma mulher toma conta da cozinha, é melhor a outra nem tentar ajudar. Enquanto saí no final da tarde de sábado, minha querida mãezinha deu um jeito de deixar a lasanha praticamente pronta. Só faltava assar. Pedi pra ela pelo menos me contar a receita e estou esperando até agora. E pra me distrair, ela ainda veio me pedir pra fazer molho pesto pro almoço. Pode?!

De qualquer forma, comi berinjela no almoço de domingo. Ela é rica em vitaminas A, B1, riboflavina, niacina e C. É boa fonte de fibras, potássio, manganês, cobre e ácido fólico. Além de vitaminas e minerais, também contém fitonutrientes importantes com atividades antioxidantes, incluindo compostos fenólicos e flavonóides que ajudam a combater os radicais livres e a proteger as membranas celulares, mantendo-as íntegras. E o mais legal: é pobre em calorias, apenas 26 por cada 100g.

Fico devendo a receita, né?!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Corpo eu, no meu corpo


"Em qualquer atividade a que nos dedicamos, o corpo é o suporte da intuição, da memória, do saber, do trabalho e, sobretudo, da invenção"
Michel Serres

Quem me conhece sabe que não tomo remédio pra quase nada. Acredito que a gente adoeça mais por estar triste, cansada, estressada do que por culpa dos micro-bichinhos, embora eu não elimine as vezes em que a gente fica triste, cansada e estressada porque adoeceu. E daí?!

Acontece que gripei depois de perder noites de sono. Remédio? Chá de limão, alho, mel e gengibre! Não é a receita da semana, mas levanta qualquer um!