segunda-feira, 26 de julho de 2010

Contínua ação




Continuação

Lenine

O contra o encontro a contração
A era o eros a erosão
A fera a fúria o furacão
O como o cosmo a comunhão
A comunhão

O pré a prece a procissão
O pós o póstumo a possessão
A cor a corte a curtição
Amor a morte a continuação
A continuação

As férias estão acabando e, dessa vez, posso dizer que aproveitei. Dormi muito. Mexi com planta, minhoca, cachorros e gentes. E o sol! Eu vi o Sol! Um tanto em casa, um pouco a dois passos do paraíso. Para ler, escolhi Rosamunde Pilcher, leitura fácil, rápida e gostosa. Deixei as páginas em dia e guardei uma vontade de chá e estufa de plantas nos meus dias. Deixei que coisas importantes fossem se encaminhando e, embora tenha me angustiado, acredito ter seguido o rumo certo. Tanto choro só podia ser mesmo TPM acumulada!

...

As férias estão acabando e, no entanto, deixei a leitura difícil para a volta às aulas (e não só a elas). Uma revista me sugere que eu leia os clássicos, vou à biblioteca e encontro Marcel Proust. Tentando ler o seu romance, Em busca do tempo perdido, não passo de 15 páginas por dia. Que difícil! Vou insistir mais um pouquinho porque quero acreditar que depois de algumas páginas a coisa melhora. Será?

"O hábito! camareiro hábil mas bastante moroso e que começa por deixar sofrer o nosso espírito durante semanas em uma instalação provisória; mas que, apesar de tudo, lhe é grato encontrar, pois que, sem o hábito e reduzido a seus próprios recursos, seria o nosso espírito incapaz de nos tornar habitável qualquer alojamento." [Proust]

Um comentário: