quinta-feira, 14 de março de 2013

Dia da Poesia

Eu adorava fazer os testes da Capricho na adolescência. Acho que é por isso que adoro quando vejo testes literários on-line. O resultado desta vez foi lindo! Façam também clicando aqui.


Você é o poema "Amar"
Você é apaixonado. Você ama e ponto. Como um militante do amor, leva o sentimento consigo para onde for. Não tem apenas um amor, tem o amor em você.


AMAR
Que pode uma criatura senão,
entre criaturas, amar?
amar e esquecer, amar e malamar,
amar, desamar, amar?
sempre, e até de olhos vidrados, amar?
Que pode, pergunto, o ser amoroso,
sozinho, em rotação universal, senão
rodar também, e amar?
amar o que o mar traz à praia,
o que ele sepulta, e o que, na brisa marinha,
é sal, ou precisão de amor, ou simples ânsia?
Amar solenemente as palmas do deserto,
o que é entrega ou adoração expectante,
e amar o inóspito, o áspero,
um vaso sem flor, um chão de ferro,
e o peito inerte, e a rua vista em sonho,
e uma ave de rapina.
Este o nosso destino: amor sem conta,
distribuído pelas coisas pérfidas ou nulas,
doação ilimitada a uma completa ingratidão,
e na concha vazia do amor à procura medrosa,
paciente, de mais e mais amor.
Amar a nossa falta mesma de amor,
e na secura nossa, amar a água implícita,
e o beijo tácito, e a sede infinita.


No teste passado o livro que sou é o Antologia poética, do próprio Drummond.


Antologia poética, de Carlos Drummond de Andrade. "O primeiro amor passou / O segundo amor passou / O terceiro amor passou / Mas o coração continua". Estes versos tocam você, pois você também observa a vida poeticamente. E não são só os sentimentos que te inspiram. Pequenas experiências do cotidiano – aquela moça que passa correndo com o buquê de flores, o vizinho que cantarola ao buscar o jornal na porta – emocionam você. Seu olhar é doce, mas também perspicaz. Antologia poética (1962), de Drummond, um dos nossos grandes poetas, também reúne essas qualidades. Seus poemas são singelos e sagazes ao mesmo tempo, provando que não é preciso ser duro para entender as sutilezas do cotidiano.

2 comentários:

  1. POEMA DE SETE FACES
    Quando nasci, um anjo torto
    desses que vivem na sombra
    disse: Vai, Carlos! ser gauche na vida.

    As casas espiam os homens
    que correm atrás de mulheres.
    A tarde talvez fosse azul,
    não houvesse tantos desejos.

    O bonde passa cheio de pernas:
    pernas brancas pretas amarelas.
    Para que tanta perna, meu Deus, pergunta meu coração.
    Porém meus olhos
    não perguntam nada.

    O homem atrás do bigode
    é sério, simples e forte.
    Quase não conversa.
    Tem poucos, raros amigos
    o homem atrás dos óculos e do -bigode,

    Meu Deus, por que me abandonaste
    se sabias que eu não era Deus
    se sabias que eu era fraco.

    Mundo mundo vasto mundo,
    se eu me chamasse Raimundo
    seria uma rima, não seria uma solução.
    Mundo mundo vasto mundo,
    mais vasto é meu coração.

    Eu não devia te dizer
    mas essa lua
    mas esse conhaque
    botam a gente comovido como o diabo.

    E mas um, dos admiradores (Os filhos do anjo torto):

    LET'S PLAY THAT
    Torquato Neto (musicado por Jards Macalé)

    Quando eu nasci
    um anjo louco muito louco
    veio ler a minha mão
    não era um anjo barroco
    era um anjo muito louco, torto
    com asas de avião

    eis que esse anjo me disse
    apertando minha mão
    com um sorriso entre dentes
    vai bicho desafinar
    o coro dos contentes
    vai bicho desafinar
    o coro dos contentes

    Let's play that

    tem mais em: http://www.algumapoesia.com.br/drummond/drummond35.htm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. **E mais um, dos admiradores (Os filhos do anjo torto):
      Logo quando é de poesia, coé P'ssoa

      Excluir