terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A boa do carnaval!!!

E será que teremos sorteio em fevereiro? Sorteio do dia 30 de cada mês?! Será? Será?

Claro que sim! O livro deste mês já está na livraria aguardando o resultado. O título é: O arroz de Palma, de Francisco Azevedo. Quem o indicou aqui no blog foi a Mira Baeta, nova envolvida. Eu li um exemplar da biblioteca, mas ficaria muito feliz se ganhasse um de presente.#fica a dica Meu livro de cabeceira!

Primeiro romance a tratar da imigração portuguesa para o Brasil no século XX, narra a saga de uma família em busca de um futuro melhor, superando diversas dificuldades. Nos cem anos em que acompanhamos suas vidas, irmãos brigam e fazem as pazes. Uns casam e são felizes, outros se separam. Tudo sempre acompanhado pelo arroz jogado no casamento dos patriarcas, José Custódio e Maria Romana, em 1908. Grão que serve de fio condutor desta história, como migalhas de pão jogadas no labirinto da memória.

Estréia na literatura do roteirista e dramaturgo Francisco Azevedo - autor das peças Unha e carne e A casa de Anais Nin, sucessos de público e crítica -, o livro começa com Antônio, filho de José e Maria, aos 88 anos, preparando o almoço que será servido à família, finalmente reunida após muito tempo. Enquanto combina os ingredientes, vão se misturando em sua mente as histórias que Tia Palma, irmã de seu pai, lhe contava. Mitologias familiares, que gravitam em torno desse arroz e também em torno das dificuldades em se largar uma terra amada por um futuro duvidoso.

O arroz de Palma é um romance delicado, que emociona e comove. Uma nostalgia por um tempo em que a família abrigava as pessoas. Um ideal que, portugueses ou não, todos herdamos. 



Nas palavras da Mira: 
"Fala sobre relacionamentos, especialmente os familiares. Mas também pode ser disso mesmo de que trata o blog e o Grupo, de 'envolvimentos'. Espero que gostem."


Para ganhá-lo, basta contar aqui qual foi ou é a boa do carnaval. Pode ser a escola do seu coração, o bloco, o lugar para onde foram, ou um simples momento. O bom do carnaval pra mim foi este nascer do sol aqui embaixo. Quem quiser, pode contar também se faz alguma penitência na quaresma.


Cenário: Praia da Macumba e Pedra do Pontal - Carnaval / 2012

Boa sorte a todos!

12 comentários:

  1. Primeiramente, gostaria de elogiar o atendimento da livraria D'Placido! Foram todos muito educados comigo quando fui buscar meu "A Menina que Roubava Livros". O livro estava separadinho, embrulhado! A livraria realmente está "envolvida" com o blog! A boa do Carnaval foi, finalmente, descansar! Ficar uns dias sem vir à UFMG, curtindo uma preguicinha boa com meu namorado, acordando tarde e tomando café da manhã na cama juntos! Foi ir para o sítio dos meus pais e ver meu pai todo paciente tentando ensinar meu namorado a andar de perna de pau. Foi ver meu "velho", depois de anos, andar de bicicleta como uma criança. Foi poder curtir ótimos momentos com as pessoas mais importantes para mim!

    Beijos a todos!

    ResponderExcluir
  2. O Bom do carnaval(e vamos combinar, da vida!): verdadeiros amigos, Serra do Cipó, caminhada "catarseana" com recompensa no final! Cachoeira! Libertador!
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Bom, na verdade eu não tinha planejado nada para meu carnaval, mas as coisas foram acontecendo e no final foi bom demais. Um convite para a cachoeira que surgiu 30 minutos antes da partida e as visitas que surgiram sem avisar alegraram muito meu feriado... agora estou queimadinha (em dois sentidos, de sol e de cozinha kkkk) mas muito feliz.

    ResponderExcluir
  4. A boa do carnaval foi simples: amigos são o melhor que levamos dessa vida!
    Dias de rir até doer o rosto e a barriga, contar causos bestas... comer e beber muito.
    Ver o sol nascer, ver o sol ir embora... dançar ouvindo músicas das antigas, dormir deitado no gramado e dizer sem a menor pretensão a vida é boa, as vezes é muito boa!!!

    ResponderExcluir
  5. Apesar deste carnaval eu ter passado cercado de bons amigos, os eventos que o sucederam fizeram dele muito ruim. Mesmo assim, existem boas lembranças. Portando, a boa deste carnaval foi passar com os amigos e ter a oportunidade de ver o sorriso de quem amo. Boa sorte a todos no sorteio!

    Jean

    ResponderExcluir
  6. Pela (perdi a conta) vez o_0.
    A boa do carnaval é a seguinte: me equilibrar numa slackline, na praça da Assembléia, em BH. Além de divertido e prazeroso (e do tanquinho que vai deixar no meu abdómen, oh!) eu fico alí naquela corda, como fico na vida, percebendo qual o momento certo para dar o próximo passo. É bom, viu?! Eu recomendo! E também recomeno o livro que estou lendo: Maravilhosa Graça, de Philip Yancey. Para o autor é preciso responder qual é a imagem de um cristão cheio de graça, em oposição à ausência de graça que "opera como um pano de fundo estático ao longo da vida das famílias, das nações e das instituições.
    É isso! Vamos ver se agora vai. Estou aqui, de olho e com a foice na mão, dona Pri Pacheco.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  7. eu quero ganhar o livro é maravilhoso e quero continuar lendo porque a minha filhotinha pegou na biblioteca mas tivemos que entregar e assim não finalizei a leitura e não consegui pegar novamente.
    maristela pacheco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fui pra roça neste carnaval, com direito a cia do mestre do tira-gosto e seu filho nota 10!

      Excluir
  8. A boa do Carnaval é que eu fui para um lugar lindo, à trabalho, mas que nao deixa de ser diversão, escalamos o Pico do Sol no Caraça para coletar umas plantas, a vista lá de cima não tem preço! Mas infelizmente abusei do sol e minha boca estourou toda e agora estou em casa de repouso e precisando de um livro para ler.

    ResponderExcluir
  9. A boa do carnaval foi a viagem para Serra do Cipó que fiz no último dia. Tanto a viagem quanto a companhia fizeram valer todo o feriado!

    ResponderExcluir
  10. Ahh, nem acredito que perdi o sorteio.. snif...
    Mas ainda sim vai minha boa do carnaval: retornei ao local onde meu pai -- falecido há 25 anos quando, eu tinha 2 meses de vida -- nasceu, cresceu e morreu. E onde eu também passei parte das férias da infância, até os 10 anos.

    Conversei com pessoas que o conheceram, admirei seu nome gravado em vários locais, feito por ele mesmo e também conheci locais por onde ele passou; além das histórias de sua vida contadas por gente beeeem, mas beeem idosa.

    Então, meu carnaval foi uma volta linda, gostosa e prazerosa às minhas raízes, à família e ao envolvimento paternal (mesmo pós vida). Coisa que estava mesmo precisando pra revigorar e seguir o ano =)
    Abração, Pri.

    ResponderExcluir
  11. Essa foto ficou irada! Parabéns!

    ResponderExcluir