segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Bombocado jornalístico # 8

Esta bandeja de bombocados não parece tão boa assim, mas foi o que encontrei.


O remédio é ler: Livros de autoajuda ganham status de medicamento na Inglaterra e são receitados para pacientes com distúrbios mentais leves ou moderados - 19/02/2013. Fiquei curiosa sobre os livros "receitados" para tratamento médico e também receosa com as indicações dos livros de autoajuda, tão depressivos. 

Anvisa aprova uso de remédio oncológico para câncer de mama: Aval à indicação do everolimo é primeiro passo para inclusão no SUS - 22/02/2013

Rebelião em presídio de MG termina após 31 horas: Agente penitenciário e professora feitos reféns foram libertados sem ferimentos - 23/02/2013. Ai, professora! A UFMG tem um projeto de docência em presídio. Haja preocupação!

Horta urbana conquista espaço entre paulistanos: Área de plantio vira fonte de renda familiar - 24/02/2103

Uma harmonia toda nossa!

Literalmente copiado do blog do Rapha, fazedor de lindezas...
Há momentos, e é apenas uma questão de cinco ou seis segundos, em que sentimos a presença da harmonia eterna [...] terrível é a pavorosa clareza com que ela se manifesta e o arrebatamento com que nos toma. Se esse estado durasse mais do que cinco segundos, a alma não o poderia suportar e teria de desaparecer. Durante esses cinco segundos, vivo toda uma existência humana, e por isso eu daria toda a minha vida, sem julgar estar pagando um preço demasiado alto [...]
Dostoievski

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

... que eu tenho mais o que fazer!


"A Hebe ficou a carreira dando selinho em todo mundo. Teve cantor dando beijo e não repercutiu tanto. Vocês estão pegando no meu pé, vamos falar só de futebol"

FRED, ATACANTE DO FLUMINENSE, QUERENDO COLOCAR UM PONTO FINAL NA POLÊMICA DE VÍDEO QUE MOSTRA ELE DANDO UM SELINHO EM UMA FÃ

# Às vezes eu me pergunto que diferença faz estar "antenada" ou não # umdiaeudescubro!

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Eu já quis ser médica...

"Extraordinários foram a solicitude e o engenho de Purdon Martin na criação de diversos mecanismos e métodos para possibilitar, até mesmo aos parkinsonianos mais gravemente incapacitados, adquirir uma normalidade artificial no andar e na postura: linhas pintadas no chão, contrapesos no cinto, marcapasso com som alto para marcar a cadência do andar. Para isso, ele sempre aprendeu com seus pacientes (a quem, de fato, seu grande livro foi dedicado). Ele foi um pioneiro profundamente humano e, em sua medicina, a compreensão e a colaboração eram fundamentais: paciente e médico eram co-iguais, estavam no mesmo nível, cada um aprendendo com o outro e entre eles chegando a novas percepções e tratamentos."

"Nivelado", Oliver Sacks

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Bombocado jornalístico # 7

Essa semana foi difícil encontrar bombocado melhor do que a alegria do carnaval. Fiz um apanhado pequeno, mas importante. Vejam só:

15/02/2013

Rússia inicia reconstrução e limpeza após queda de meteoro - Cerca de 20 mil pessoas foram mobilizadas para participar da limpeza e também do atendimento a feridos. Quase 30% das janelas quebradas pela onda explosiva do meteoro já foram reparadas e o restante será consertado durante a próxima semana.

17/02/2013


Novo partido não será de direita nem de esquerda, diz Marina - Batizada como Rede Sustentabilidade, legenda estará "à frente" das siglas tradicionais, afirma ex-senadora.
17/02/2013

A #rede precisa obter 500 mil assinaturas em fichas de apoio para obter seu registro como partido político. Isso só será possível com a nossa colaboração. Acho que vale a pena tentar, sem nenhuma obrigação de filiação ou voto nas próximas eleições.

É preciso baixar a ficha no site da rede, imprimir, preencher e assinar. Depois, basta enviar para o endereço do seu estado:

Comissão Estadual de Coleta de Assinaturas - MG
(José Fernando Aparecido de Oliveira - endereço residencial)
Rua Santa Rita Durão, 1185 - apto. 1601 - Funcionários
Belo Horizonte/MG
CEP 30140-110



Perguntinha para terminar: Você sabe a diferença entre Universo e universo?
Ah! Contem também os seus bons bocados de carnaval!
Beijo beijo.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Situação "wittgensteiniana"

Os aspectos das coisas que são mais importantes para nós ficam ocultos devido à sua simplicidade e familiaridade. (Somos incapazes de notar alguma coisa porque ela está sempre diante de nossos olhos.) Os verdadeiros fundamentos de sua investigação não ocorrem absolutamente a um homem.

Wittgenstein, por Oliver Sacks em "A mulher desencarnada"

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Relato de experiência # 1

Os relatos de experiências descrevem, de maneira mais informal e sem rigor, os processos escolhidos para alcançar determinado resultado. Muitas vezes, dá mais vida e significado para a leitura do que se fosse apenas um texto analítico.

Depois de assistir ao documentário Muito além do peso e escrever sobre ele aqui, comecei a mudar alguns dos meus hábitos. Os resultados ainda não ficaram evidentes no corpo, mas meu humor está melhor e a disposição está aumentando. Estou cuidando mais de mim! Como prometi, quero deixar aqui minhas primeiras experiências:

1. Objetivos - Estabelecer uma meta e planejar os meios de realizá-la foi imprescindível para eu não desistir no primeiro ataque da preguiça. Para tanto, comecei a me pesar semanalmente, registrando todos os valores. Quero muito voltar a correr, mas só depois de perder uns 3kg, caminhando. Pretendo inventar um novo desafio a cada etapa, para não desanimar mesmo.

2. Bons bocados para beber - Estou tomando muita água, aprendendo com o namorado. Abandonei bebidas tais como suco de caixinha, refrigerantes, chás gelados e achocolatados. Simples assim: recuso e troco pela água. Não tem nada mais gostoso que um suco natural feito na hora também! O sabor cobre até a lavagem do liquidificador ou do espremedor de laranjas. Experimenta! Outra opção é o chá (de qualquer coisa), preferencialmente à noite ou quando bate aquela fome. O chá dá uma acalmada nos nervos e faz bem para os rins. Ah! Todas as bebidas sem açúcar, adoçante ou careta.

3. Bons bocados doces - Não consigo eliminar facilmente a sobremesa após o almoço. Essa tarefa tem sido mais fácil em cia do namorado, que não faz tanta questão assim. Se temos doce disponível, ele também ajuda porque dividimos na proporção de 3 colheradas (pra ele) para 1 colherada (pra mim). Dá muito certo! Outra solução que às vezes funciona também é substituir o doce por uma fruta.

4. Maus bocados da TPM - Logo na segunda semana de mudanças, entrei na TPM, com uma vontade insaciável de comer chocolate. Consegui resistir algumas vezes, morrendo de medo de encarar a balança na semana seguinte. Quando a situação ficou feia, apelei para a internet e encontrei opções interessantes e saborosas para diminuir a angústia e melhorar o momento. As duas que deram muito certo foram comer banana com canela (fica parecendo doce e é leve) e acrescentar atum na salada, no omelete ou no sanduíche. Ainda vou testar os sucos indicados em muitos sites por aí e prometo contar tudo aqui no blog.

5. Bons bocados inspiradores - Mesmo tendo consciência dos meus hábitos e do que eu precisaria mudar, comecei a me interessar mais pelos textos relacionados à saúde e à perda de peso. Leiam com calma:
   Lições de alimentação, Rosely Sayão
   HC interna superobesos por cinco meses antes de cirurgia bariátrica, Cláudia Collucci
   Publicitária muda estilo de vida após anos de sedentarismo e perde 38kg, Mariana Palma
   Hábito alimentar da família influencia na formação do paladar das crianças, G1 [aqui eles dizem que as comidas saudáveis são menos saborosas e temperadas, mas é mentira deles! Juro! Se pensarmos assim, emagrecer e comer bem vai ser sempre muito sofrido]
   A ciência mostra como mudar hábitos ruins, Thais Lazzeri (sugestão da Leiliane)
   Cabeça de magro, Denise Dalla Colletta e Priscilla Santos (antiga sugestão da Keylla)

6. Bom bocado fundamental - Estou tentando manter um diário sobre o funcionamento do meu intestino. Evidentemente, tudo que entra precisa sair. Desde o começo deste processo, as coisas estão indo muito bem. Embora eu tenha deixado este tópico por último, é imprescindível que o intestino funcione lindamente bem pelo menos uma vez ao dia. A gente fica mais feliz e bem menos inchada.

Enfim, já se passaram 3 semanas desde que decidi comer e viver melhor. Nem esperava perder os 2kg que perdi, embora tenha ficado muito feliz, principalmente na TPM. Estou com consulta marcada para o check up e para o pedido dos exames. Espero atingir as minhas metas e, quem sabe, inspirar mais alguém. Por isso, voltarei sempre com as novidades.

Obrigada pela companhia!

Para nossa sorte, os hábitos são decisões conscientes, que podem ser mudados, por mais arraigados que estejam. Não é à toa que a filosofia, a psicologia, a neurolinguística e, mais recentemente, a neurociência estudam formas de adquirir ou de se livrar de hábitos. Não faltam estudos sobre hábitos alimentares, do sono, de boa forma e até de como mudar o humor ou a dinâmica de uma empresa.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Bombocado jornalístico # 6

Posso apresentar o resumo da semana pré-carnaval em forma de frases?

"O perigo oferecido pela doula é que ela presencia a violência covarde contra mãe e bebê. Pais bem informados dão trabalho ao hospital."
Das doulas como testemunha, de Mariana de Mesquita - 05/02/13

"Como exigir da escola a missão de formar cidadãos, se tudo no entorno reforça o contrário? A educação, para se efetivar, não deve se restringir aos bancos da escola. É um direito a ser garantido ao cidadão ao logo de sua vida, não somente no período escolar.
Para a efetivação desse direito e ampliação das oportunidades, é necessário fazer com que a educação ocupe os espaços públicos, dando vida e ativando suas função educativa."
Os muros visíveis e invisíveis da escola, de Maria Alice Setubal - 07/02/13

"Podemos ressignificar nossa experiência civilizatória. Podemos imaginar um Estado mobilizador, que incentive o potencial criativo da sociedade e nele se apoie para atualizar-se, desenvolver-se, recriar-se. Um mercado em que empresas com responsabilidade social e ambiental produzam bens e serviços para necessidades reais, muito além do supérfluo. Projetos culturais que humanizem as cidades e a convivência entre as gerações que nelas vivem. Programas que valorizem as comunidades tradicionais, detentoras de saberes raros e de alto valor civilizatório, estabelecendo vínculos e trocas saudáveis em vez da assimilação forçada ou do isolamento preconceituoso."
Novas lentes, de Marina Silva - 08/02/13

"Todos os países que destinaram áreas públicas para o consumo de drogas ilícitas desistiram da experiência porque houve aumento da mortalidade. Nossas cracolândias por acaso não são espaços públicos destinados ao livre consumo?"
De volta ao crack, Drauzio Varella - 09/02/13

Meus parabéns à rainha de bateria da Unidos da Tijuca, que só mostrou alegria e samba no pé no desfile
Excessos (de peito e bunda) pra quê, né?

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Extra extra extra!

Mais um livrinho bonitinho para janeiro-fevereiro: O menino do dedo verde, de Maurice Druon.

É um livro infantil, com uma aba dedicada aos adultos e bem chatinha de ler. Faz-se ainda uma comparação entre a obra e O pequeno príncipe, de Saint-Exupéry. Não achei que seja isso tudo, mas gostei muito. Matei uma curiosidade antiga!

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Bombocado jornalístico # 5

O mês mudou e as aulas estão voltando... Pode ser que eu escolha muitos textos relacionados à educação e peço desculpas a quem não é, não quer e nem se imagina professor (pai, mãe, avô, avó, tio, primo...)

A perversidade do ensino universitário privado - 22/01/13
(atrasado e não referente a todas as instituições privadas)

Indisciplina: problema de quem? - 29/01/13
Todos juntos - 30/01/13
Crédito para a floresta - 01/02/13

E quase tivemos beijo gay no BBB, hein?!
Agora é só curtir o carnaval! Daqui a pouco o ano começa pra valer! Juízo, moçada!

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Desafio de Janeiro

O bacana da proposta do Educar para crescer é que todo mês é um desafio. Primeiro, porque temos que escolher um único livro. Segundo, porque queremos cumprir o trato!

Ganhei um livro da Leiliane, no Amigo Secreto do blog, O telescópio de Schopenhauer, de Gerard Donovan. A trama e o comportamento do padeiro, personagem central, lembraram muito o Ensaio sobre a cegueira, do José Saramago. O livro se concentra basicamente no diálogo entre o padeiro e o professor de História. Alguns pontos da conversa são curiosos e outros são bem interessantes. Contudo, acho que eu não estava em um momento perfeito para saber que existem pessoas que podem ser muito ruins com outras. Não dá pra viver imaginando um conto de fadas também, né?!

Obrigada pelo presente, Leili! O namorado já pediu emprestado...

Qual será o meu próximo livro? E o de vocês?
O que vocês leram no primeiro mês do ano? Me contem!

Beijo.